Topo

Arsenal faz três golaços em nove minutos e goleia Liverpool em clássico

Do UOL, em São Paulo

04/04/2015 10h35

Uma vitória para engrandecer ainda mais a excelente fase que vive o Arsenal. A nona consecutiva dentro de casa, a sétima seguida pelo Campeonato Inglês, e longe de ser apenas ‘mais uma’: 4 a 1 no clássico contra o Liverpool, em jogo disputado neste sábado, no Emirates Stadium, pela 31ª rodada da Premier League.

A briga pelo título ainda segue distante. A vitória sobre o Liverpool coloca o Arsenal na vice-liderança da tabela, com 63 pontos, mas ainda a quatro do líder Chelsea, que tem dois jogos a menos que os Gunners e recebe o Stoke City também neste sábado, no Stamford Bridge.

Por enquanto, a briga do Arsenal é mesmo pela vaga na próxima Liga dos Campeões. E a vitória no clássico foi um importante passo para garantir uma das quatro vagas. Agora, a distância para o quinto colocado, o próprio Liverpool, é de nove pontos, com apenas mais sete rodadas pela frente.

Fases do jogo: Foram 15 minutos de total domínio do Arsenal no início do jogo. Em apenas dez, a posse de bola dos Gunners já era de 70%. Mas o time de Arsène Wenger não soube aproveitar, e viu o Liverpool, aos poucos, equilibrar a partida. Não só isso. Os Reds passaram a criar as melhores oportunidades de gol, como uma aos 19min, dois contra o goleiro. Coutinho encontrou Markovic, que sozinho à frente de Ospina optou pelo passe e esticou demais a bola para Sterling, que não conseguiu alcançar. Mas um gol, em lance coletivo e, especialmente individual, mudou totalmente a história do jogo. O lateral espanhol Bellerín recebeu de Ramsey pela direita, invadiu a área, entortou seu compatriota Moreno e finalizou com categoria de canhota, no canto, aos 36min. 1 a 0.

E a partir daí vieram mais dois, ainda antes do intervalo. O segundo aos 39min: Özil cobrou falta no canto de Mignolet e contou com uma leve ajuda do goleiro para balançar as redes. Aos 45min, o terceiro. O Arsenal aproveitou passe errado do Liverpool no meio-campo, saiu com velocidade e Ramsey encontrou Alexis, que da entrada da área soltou uma bomba e venceu o goleiro Mignolet, fazendo a festa no Emirates. A intensidade do segundo tempo, apesar de ainda considerável, não seguiu a mesma da etapa inicial. Alguns bons lances para os dois lados, mas nada de tanto perigo. O duelo só voltou a ganhar em emoção aos 30min, quando Sterling foi derrubado dentro da área e Henderson converteu a cobrança, colocando o Liverpool novamente dentro da partida. Mas a expulsão de Emre Can aos 38min praticamente acabou com a reação dos Reds, que não assustaram mais. Pelo contrário. Foi o Arsenal que voltou a marcar, com Giroud, já nos acréscimos.

O melhor: Ramsey. Teve participação direta no primeiro e no terceiro gol do Arsenal. Apesar de não marcar o seu, apareceu muito bem nas jogadas de ataque.

O pior: Touré. Perdido na defesa. o irmão de Yaya foi alvo fácil do setor ofensivo do Arsenal. No último gol, nem viu Giroud passar.

Para lembrar:

Brazucas. Apenas dois brasileiros iniciaram o dérbi: Lucas Leiva e Philippe Coutinho, ambos pelo lado do Liverpool. Já Gabriel Paulista, do Arsenal, começou o jogo no banco e entrou no segundo tempo.

10/11. A fase do Arsenal na Premier League é destacável. Dos últimos 11 jogos, venceu dez, incluindo o deste sábado. A única derrota neste período foi contra o Tottenham, por 2 a 1, fora de casa, no início de fevereiro.

Vingança. Com a vitória, o Arsenal (quase) devolve a vitória de 5 a 1 sofrida em 2014, diante do Liverpool. Faltou um gol para repetir o placar.