Topo

Chelsea leva gol do meio-campo, perde D. Costa de novo, mas vence e lidera

Do UOL, em São Paulo

04/04/2015 14h29

Um gol para ficar na história. Foi o que fez Charlie Adam, meio-campista do Stoke City, em jogo contra o Chelsea, no Stamford Bridge, pela 31ª rodada do Campeonato Inglês. O golaço, porém, não foi suficiente para evitar a derrota de sua equipe, que viu o time de Jose Mourinho vencer por 2 a 1 e assim disparar na tabela, ficando cada vez mais perto do título nacional.

Mas o que mais chamou atenção no jogo foi mesmo o gol, de 60 metros de distância, que saiu aos 43min do primeiro tempo. O Stoke City perdia de 1 a 0. Foi quando Adam recebeu passe antes da metade do campo, percebeu Courtois adiantado e arriscou de muito longe (quase da linha do círculo central); o goleiro chegou a raspar na bola, mas não evitou o gol de placa.

Com o resultado, o Chelsea dá mais um importante passo em direção ao título do Campeonato Inglês. Os Blues - que alcançaram dez jogos de invencibilidade no Inglês - agora somam 70 pontos, sete a mais que o novo vice-líder Arsenal, oito a mais que o Manchester United e nove a mais que o Manchester City, que ainda joga nesta 31ª rodada – o time do argentino Aguero visita o Crystal Palace na segunda-feira.

Fases do jogo: O Chelsea precisou de 38 minutos para, enfim, superar a forte – e já esperada – retranca armada pelo Stoke City. E só conseguiu através de um pênalti, sofrido por Cesc Fábregas, que recebeu dentro da área, deu um corte seco no defensor e acabou derrubado por um carrinho. Hazard cobrou com tranquilidade e abriu o placar. Mas a vantagem do Chelsea durou pouco. Aos 43min, em um lance de incrível visão e felicidade, Charlie Adam recebeu a bola antes do meio-campo, percebeu Courtois adiantado e finalizou de esquerda; o goleiro do Chelsea chegou a encostar na bola, mas não evitou o gol. Tudo igual no Stamford Bridge. 1 a 1.

Porém, no segundo tempo, o Chelsea voltou a ficar à frente no placar depois de uma enorme bobeira do goleiro Begovic, que errou na saída e mandou a bola (mesmo com as mãos) nos pés do brasileiro Willian, que de primeira tocou para Hazard. Ele invadiu a área e serviu o atacante Rémy, que, com o gol livre, apenas teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.

O melhor: Charlie Adam. Seu time não venceu, mas o meio-campista ficará marcado para sempre pelo gol histórico que fez no Stamford Bridge.

O pior: Wollscheid. Cometeu pênalti infantil em Fábregas no primeiro tempo. O gol serviu para o Chelsea abrir o placar, em um momento em que o time da casa encontrava enorme dificuldade para furar o bloqueio defensivo da equipe visitante.

Para lembrar:

Que zica! Durou pouco a volta de Diego Costa aos gramados. Depois de um tempo de recuperação, o atacante ficou apenas 11 minutos dentro de campo, o suficiente para sentir novamente a lesão na coxa esquerda. Ele havia entrado no lugar de Oscar.