Topo

Em jogo maluco, Fernandinho dá a vitória ao City e deixa o time em segundo

Do UOL, em São Paulo

25/04/2015 15h22

Foi melancólico, sofrido, mas o Manchester City conseguiu sair do Etihad Stadium, sua casa, com os três pontos. Depois de abrir 2 a 0, a equipe sofreu o empate, mas contou com um gol do brasileiro Fernandinho para vencer o Aston Villa e assumir a segunda colocação do Campeonato Inglês.

A partida ficou marcada por uma falha bisonha do goleiro Guzan, do Aston Villa, no primeiro gol do City, e das falhas dos dois times nas jogadas de bola parada – três gols saíram dessa maneira.

Com o resultado, o Manchester City pulou, provisoriamente, para a segunda colocação do Campeonato Inglês, com 67 pontos, nove a menos que o líder Chelsea, que tem dois jogos a menos e enfrenta o Arsenal neste domingo (26).

Já o Aston Villa está na 15ª colocação com 32 pontos, mas não terminará a rodada na zona de rebaixamento. Isso só não tem chances de acontecer, pois o Leicester, Hull City e Sunderland têm um jogo a menos.

Fases do jogo

O Manchester City precisou de três minutos – e de uma ajuda do goleiro adversário – para abrir o placar. Guzan saiu jogando curto com um companheiro de Aston Villa e pediu a bola de volta. Ao ter seu pedido atendido, o goleirão quis tocar de primeira e acabou dando um passe bisonho para Agüero, que só teve trabalho de empurrar para o fundo do gol.

E o dia parecia que não seria mesmo bom para Guzan. Aos 15 minutos, o goleiro saiu muito mal após escanteio cobrado por Kolarov e Fernando subiu, livre, para cabecear. Para a sorte do Aston Villa, a bola foi para fora.

Depois de um começo até que movimentado, a partida caiu de ritmo até o final do primeiro tempo, e as duas equipes foram para o vestiário com vitória parcial do Manchester City.

O segundo tempo já começou com uma polêmica. Logo aos 7 minutos, Bacuna segurou Agüero, que foi ao chão. Apesar das reclamações do argentino, o árbitro Mike Dean mandou a partida seguir.

Logo na sequência, o Aston Villa teve grandes chances de abrir o placar, mas não conseguiu aproveitar. Delph recebeu na entrada da área e mandou de primeira. A bola saiu ao lado do gol de Joe Hart, rente à trave.

Aos 20 minutos, Kolarov aumentou a vantagem para o Manchester City. Em cobrança de falta, o sérvio chutou no meio da barreira e acertou o canto do goleiro Guzan.

O segundo do Manchester City, no entanto, não intimidou o Aston Villa, que respondeu apenas um minuto depois.  Após cobrança de falta em direção à área, Fernando afasta mal e Cleverley, de primeira, estufou as redes de Joe Hart.

O Aston Villa tentava pressionar, mas não conseguia assustar Joe Hart. Isso mudou aos 39 minutos, quando o goleiro afastou um escanteio para o meio da área e Carlos Sánchez aproveitou para empatar a partida.

Os visitantes estiveram muito perto de fazer o terceiro, mas um erro do árbitro Mike Dean impediu que o pênalti de Joe Hart em Benteke fosse marcado – o homem do apito seguiu o auxiliar e marcou um impedimento inexistente.

Como quem não faz, leva, o Aston Villa viu Fernandinho aproveitar um escanteio confuso para afundar as redes de Guzan e dar a sofrida vitória ao Manchester City.

Melhor: Fernandinho. O brasileiro entrou no início do segundo tempo e fez apenas uma jogada de destaque. Mas foi o suficiente para ser o herói do Manchester City. Seu gol no final foi determinante para que a equipe saísse do Etihad Stadium com a vitória.

Pior: Guzan. Este sábado foi um dia que o goleiro deve ter pensado que era melhor ficar em casa. Sua falha bisonha aos 3 minutos foi determinante para o resultado da partida. Fora isso, Guzan ainda saiu por diversas vezes mal do gol e colocou o Aston Villa em situação de perigo.

Para lembrar: Último gol do Cleverley no Campeonato Inglês havia sido em 2013, em cima do Manchester United, na vitória por 3 a 0.

?