Topo

Time de 115 anos consegue vaga inédita e torcida invade campo na Inglaterra

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 18h50


Enfim, eles chegaram. Após 115 anos desde sua fundação e 92 temporadas de futebol inglês, o AFC Bornemouth está pela primeira vez na elite do futebol nacional.

A façanha até então inédita foi alcançada nessa segunda-feira, com vitória por 3 a 0 contra o Bolton Wanders, pela The Championship, segunda divisão na Inglaterra.

Após o apito final, fãs do Bournemouth protagonizam cenas de pura paixão pelo clube. Torcedores tomaram o gramado do Goldsands Stadium, estádio centenário com capacidade para 12.000 espectadores, e até o presidente do clube, Jeff Mostyn, comemorou o acesso como se fosse uma criança.

"Eu amo vocês, garotos", disse ele após a partida aos seus jogadores, que retribuíram jogando-o para o alto.

As origens do AFC Bournemouth remetem ao ano de 1890, quando foi fundado o Boscombe St. Johns. Nove anos depois, o Boscombe chegou ao fim e nasceu então o Bournemouth and Boscombe Atlhetic Football Club. O time fincou raízes na cidade homônima com a construção do seu estádio, em 1910, e teria seu nome alterado em definitivo, em 1972.

Apelidado de “Cherries” (cerejas, em tradução livre do inglês), o Bournemouth tem como maior feito a eliminação do poderoso Manchester United na Copa da Inglaterra de 1984, quando era liderado pelo técnico e ídolo Harry Redknapp.

Comandado por Redknapp em 1987, o Bournemouth chegou à segunda divisão inglesa pela primeira vez um sua história depois de levantar o troféu da terceira divisão do futebol nacional. Mas o time rubro-negro nunca conseguiu o acesso à Premiere League.

Agora, a única chance do Bournemouth não subir à elite do futebol inglês só existe matematicamente. O Middlesbrought, terceiro colocado do The Championship, precisa vencer sua último jogo, torcer para derrota do rival e ainda tirar saldo de 19 gols na última rodada.

Nem a torcida, nem os jogadores, nem o presidente do Bournemouth acreditam nisso. Por isso fazem festa após a realização do sonho de 115 anos da cidade do sul da Inglaterra.