Topo

Gerrard marca em último clássico pelo Liverpool e é aplaudido por Mourinho

Do UOL, em São Paulo

10/05/2015 13h51

Chelsea e Liverpool fizeram um daqueles jogos em que o tempo voa. Quando isto acontece é porque o confronto foi bom. Muita entrega, velocidade e emoção até o apito final em Londres. No final igualdade no placar com 1 a 1. Os gols foram marcados por dois símbolos de cada equipe: Terry e Gerrard

O jogo foi o último clássico de Gerrard com a camisa do Liverpool. O capitão da equipe vai para o futebol dos Estados Unidos na próxima temporada. A intensidade do jogo deste domingo mostra também a seriedade do time de José Mourinho, que já conquistou o troféu da competição. Ainda assim todos os atletas se esforçaram ao máximo.

Para o Liverpool o duelo era mais importante porque ele briga por vaga na Liga Europa. O empate levou a equipe aos 62 pontos e está na sexta posição. O principal rival é o Tottenham que no sábado perdeu. O Chelsea tem 87 pontos

Fases do jogo:
O Chelsea começou mandando no jogo. Abriu o placar aos quatro minutos em cabeçada de Terry aproveitando erro do sistema defensivo após escanteio batido por Fàbregas. A marcação pressão no campo do adversário não deixava o Liverpool sair tocando a bola e facilitava o trabalho da defesa. Mas depois dos 15 minutos o time adversário reagiu.

O Liverpool passou a criar chances e Philippe Coutinho teve a oportunidade dele, mas foi parada por Courtois. O Chelsea não ficou atrás e chegou perto de marcar com Fàbregas. A igualdade apresentada em campo também se refletiu no placar no último minuto do primeiro tempo.

Desta vez foi a zaga do Chelsea que errou em bola parada. Gerrard ficou livre dentro da pequena área e cabeceou para o chão. Os times foram para o vestiário com 1 a 1 no placar.
Na volta dos vestiários o Liverpool foi mais incisivo. A equipe conseguiu sufocar os donos de casa e manter a bola nas imediações da área do Chelsea. Mas faltava qualidade no último passe.

A partir dos 10 minutos o jogo entrou num clima alucinante. Muita velocidade das duas equipes e lances de emoção a todo o momento. O brasileiro William atuou bem e foi uma das opções de desafogo do Chelsea além de colaborar com a marcação. Philippe Coutinho também foi bem, mas dentro de suas características de fazer os companheiros jogarem.

Apesar de muito pegado, os atletas não conseguiram mexer no placar e o resultado final foi o empate.

Pior: Glen Johnson. Jogo muito equilibrado e qualquer vacilo pode custar a vitória. O lateral direito não falhou uma, mas duas vezes. William apareceu livre na área. Na primeira o goleiro salvou e na outra o brasileiro demorou a definir o lance.

Melhor: Gerrard. O meio de campo fez gol, deu a qualidade habitual na saída de bola do Liverpool e recebeu o reconhecimento que merece. Ao sair de campo foi aplaudido por todo o estádio, mesmo jogando fora de casa. Até José Mourinho bateu palmas para o jogador.


Toque dos técnicos: Brendan Rodgers colocou Gerrard para jogar mais recuado no meio campo, abastecendo os companheiros que estavam mais a frente. O posicionamento foi o mesmo em que o atleta desempenhou ano passado. No segundo tempo, ele colocou Sinclair e Jordon Ibe nas pontas e Philippe Coutinho chegando pelo meio.

Sentindo que o Chelsea estava perdendo a batalha do meio de campo José Mourinho acionou Matic para o lugar de Loftus-Cheek aos 15 minutos do segundo tempo. O treinador procurava dar mais consistência ao setor. Como a partida estava com muita rápida, Cuadrado foi a campo para aproveitar sua velocidade aos 38 minutos da etapa complementar.

Para lembrar:
Dono do pedaço: O Chelsea é o único mandante invicto no Campeonato Inglês. Foram 19 partidas e 14 vitórias.

Reconhecimento: Os jogadores do Liverpool se posicionaram na saída do túnel do Chelsea, campeões ingleses, e aplaudiram os atletas da equipe adversária conforme entravam em campo.

Garçom: Fàbregas chegou a 18 assistências neste campeonato e igualou a melhor marca de um jogador do Chelsea que era de Lampard na temporada 2004/2005. Se conseguir mais duas empata com Henry que é o recordista da competição.