Topo

Adeus, Gerrard: Torcida do Liverpool se despede do capitão com derrota

Do UOL, em São Paulo

16/05/2015 15h21

A despedida de Steven Gerrard não foi do jeito que nenhum torcedor do Liverpool queria. Depois de abrir o placar, a equipe não conseguiu segurar o Crystal Palace e, no Anfield, acabou derrotada por 3 a 1, neste sábado (16), pela 37ª rodada do Campeonato Inglês. Lallana marcou para os donos da casa, Puncheon, Zaha e Murray para os visitantes.

Em um dia recheado de homenagens, em que até as três filhas do capitão compareceram ao estádio para celebrar com o pai, o clima que ficou no Anfield era de que o placar, na realidade, era o que menos importava. 17 anos depois de sua chegada ao time profissional, um dos filhos mais queridos do Liverpool se despedia de sua casa para alçar o último voo de sua carreira – ele jogará no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, na próxima temporada.

Para que a festa ficasse mais marcante, Gerrard teve uma grande chance de deixar sua marca pela última vez no Anfield aos 18 minutos do segundo tempo. Sterling passou pela marcação na direita e rolou para o capitão, que chegou batendo firme, mas o goleiro Hennessey se esticou e ficou com a bola.

Mas depois de uma Copa da UEFA (2000/01), uma Liga dos Campeões (2004/05), três Copas da Liga Inglesa (2000/01, 2003/04 e 2011/12), duas Copas da Inglaterra (2000/01 e 2005/06) e duas Supercopas Europeia (2001 e 2005), a torcida do Liverpool não tinha mais nada a pedir para o capitão. O gol não veio, mas os títulos do passado são mais do que suficientes para colocar Gerrard como um dos maiores nomes da vitoriosa história do clube.

Esse, é bem verdade, não foi o último jogo de Gerrard com a camisa do Liverpool, mas sim o último no Anfield, estádio que foi sua segunda casa desde 1987, quando ele chegou nas categorias de base do clube inglês.

Com nenhuma chance de conseguir uma vaga para a próxima edição da Liga dos Campeões, o Liverpool, quinto colocado, entra em campo contra o Stoke City, no domingo, 24 de maio, para garantir a classificação para a Liga Europa. Pela última vez, o clube terá ajuda de seu capitão para atingir o objetivo.