Topo

Chelsea venceu primeiro jogo sem Mourinho. Mas torcida não esquece técnico

Do UOL, em São Paulo

19/12/2015 14h49

O Chelsea, enfim, voltou a vencer no Campeonato Inglês. Neste sábado, em partida pela 17ª rodada da competição, a equipe londrina recebeu o Sunderland e derrotou o rival por 3 a 1, ganhando fôlego na briga contra o rebaixamento na competição.

A partida foi a primeira do Chelsea após a demissão do técnico José Mourinho na última quinta-feira – o que não evitou que a torcida cantasse o nome do português em Stamford Bridge. O clube já anunciou a contratação do holandês Guus Hiddink para ocupar a vaga até o final da temporada, mas foi interinamente comandada neste sábado por Steve Holland. Hididink inclusive assistiu ao jogo nos camarotes.

O duelo ainda foi marcado pelas manifestações da torcida nas arquibancadas. Mourinho foi bastante homenageado, com faixas e cartazes, enquanto dirigentes e jogadores – em especial Cesc Fabregas e Diego Costa – foram vaiados e criticados.

Com o resultado, o Chelsea chegou a 18 pontos e abriu provisoriamente quatro pontos da zona de rebaixamento – o Swansea, 18º colocado com 14 pontos, joga no domingo contra o Westham. Já o Sunderland é o 19º colocado, somando apenas 12 pontos.

Os dois gols do Chelsea no primeiro tempo saíram em jogadas parecidas: após cruzamentos pela direita. No primeiro, aos 6 min, Ivanovic subiu e cabeceou; no segundo, com 13 min, a defesa não afastou e a bola sobrou para Pedro, que chutou forte de pé esquerdo e ampliou.

No segundo tempo, William foi derrubado na área pelo goleiro Pantilimón – pênalti, que Oscar bateu com tranquilidade e converteu aos 5 min. Três minutos depois, o Sunderland diminuiu, em rebote do goleiro Courtois que Fabio Borini mandou para as redes.

No fim do jogo, torcedores e jogadores trocaram aplausos. Os dois times voltam a campo no próximo dia 26 para a tradicional rodada de Boxing Day. Enquanto o Chelsea hospeda o Watford, o Sunderland visita o Manchester City.

Leicester segue na ponta

Nos demais jogos da rodada, o surpreendente líder Leicester foi a Liverpool e derrotou o Everton por 3 a 2. Com o resultado, chegou a 38 pontos e manteve a primeira posição, independente do placar do jogo entre Arsenal (33 pontos) e Manchester City (32) na segunda-feira.

Em Old Trafford, outra surpresa: o Manchester United perdeu por 2 a 1 para o Norwich City. Os visitantes chegaram a 17 pontos, enquanto os donos da casa permaneceram com 29.