Topo

Com gols de Coutinho e Firmino, Liverpool goleia o lanterna Swansea

Coutinho comemora gol marcado na partida desta terça-feira - CARL RECINE/Reuters
Coutinho comemora gol marcado na partida desta terça-feira Imagem: CARL RECINE/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/12/2017 17h21

Com boa atuação dos brasileiros, o Liverpool confirmou o favoritismo e conquistou mais uma vitória no Campeonato Inglês. Nesta terça-feira (26), no Anfield, a equipe da casa derrotou o lanterna Swansea por 5 a 0. Os gols foram marcados por Philippe Coutinho, Firmino (duas vezes), Alexander-Arnold e Oxlade-Chamberlain. O resultado faz com que o Liverpool volte para a quarta colocação na tabela, com 38 pontos, enquanto o adversário permanece em último, com apenas 13.  

Como não poderia contar com o meio campista Jordan Henderson, em recuperação de lesão sofrida no empate com o Arsenal, o técnico Jürgen Klopp escalou o Coutinho como capitão. E o brasileiro não desapontou. Mesmo na mira do Barcelona, o brasileiro manteve o foco no Inglês e teve excelente participação no jogo desta terça-feira.

No primeiro tempo, ele se destacou com um golaço. Firmino roubou a bola e tocou para Salah, que deu a assistência para Coutinho. O brasileiro arriscou o chute de fora da área e abriu o placar. Na sequência da etapa inicial, o Liverpool teve total domínio das ações e só não ampliou a vantagem porque cansou de desperdiçar oportunidades.

A equipe da casa manteve o ritmo acelerado no segundo tempo e fez mais gols com boa atuação dos brasileiros. Aos sete minutos, Coutinho cobrou falta na medida e Firmino, com categoria, mando para o fundo das redes. Em seguida, Coutinho começou a jogada ao dar o passe para Robertson, que cruzou. Mawson tentou afastar a bola, que ficou para Alexander-Arnold marcar. 

Sem perder tempo, Firmino fez mais um. Salah aproveitou falha do adversário, invadiu a área e tocou para o brasileiro, que só teve o trabalho de completar para o gol. No final, Chamberlain ainda marcou o quinto, com chute cruzado. Na próxima rodada, o Liverpool recebe o Leicester, neste sábado. Já o Swansea visita o Watford, no mesmo dia.  

"Todo o grupo está de parabéns por mais essa vitória que conquistamos, mas temos que valorizar o bom futebol que estamos praticando nesse momento. Nosso time está desempenhando um jogo ofensivo, pressionando nossos adversários no campo deles e o entrosamento de toda a equipe tem sido determinante. Felizmente, tenho conseguido ajudar o Liverpool com gols nesses últimos jogos em sequência, mas o mais importante é o nosso time manter essa pegada e conquistar as vitórias. Sabemos do equilíbrio que é a Premier League e, por isso, temos que trabalhar para nos manter sempre entre os quatro primeiros colocados na tabela", disse Firmino, que  marcou 15 gols e deu oito assistências nesta temporada.