Topo

Tottenham derrota o Chelsea de virada e quebra tabu de 28 anos no Inglês

Dele Alli comemora o terceiro gol do Tottenham sobre o Chelsea - Glyn Kirk/AFP
Dele Alli comemora o terceiro gol do Tottenham sobre o Chelsea Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2018 13h51

O Tottenham derrotou o Chelsea neste domingo (1º), por 3 a 1, de virada, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, e voltou a vencer um jogo no Stamford Bridge pela competição, o que não acontecia desde 1990. O clube quebra, assim, um tabu de 28 anos.

Com o resultado, o Tottenham consolida a sua quarta posição na tabela, com 64 pontos, e fica muito próximo de confirmar a sua vaga na próxima edição da Liga dos Campeões – os quatro primeiros colocados se classificam. O Chelsea, por sua vez, se complica de vez: está em quinto lugar, com 56 pontos, oito a menos em relação ao Tottenham.

O time da casa, que teve o brasileiro Willian entre os titulares, saiu na frente do placar com um gol de Morata, que aproveitou uma falha do goleiro Lloris. O Tottenham chegou ao empate com um golaço de Eriksen no primeiro tempo. Na segunda etapa, Dele Alli anotou dois gols e garantiu a virada para colocar um fim no tabu.

Dele Alli vai para a torcida para comemorar um de seus gols contra o Chelsea - Alastair Grant/AP - Alastair Grant/AP
Dele Alli vai para a torcida para comemorar um de seus gols contra o Chelsea
Imagem: Alastair Grant/AP

Túnel do tempo

A última vitória do Tottenham sobre o Chelsea em Stamford Bridge havia sido no dia 10 de fevereiro de 1990, por 2 a 1. Howells e Lineker, aos 43 minutos do segundo tempo, marcaram os gols do triunfo dos visitantes. Bumstead descontou. O estádio recebeu 28.130 torcedores. Paul Gascoigne, conhecido meia inglês, defendia o Tottenham nessa partida.

Sem Courtois

O técnico Antonio Conte não pôde contar com um dos seus principais jogadores, o goleiro Thibaut Courtois, que sentiu uma lesão na coxa em um treinamento. Dessa forma, Willy Caballero foi para o jogo. Do outro lado, o atacante Harry Kane, que se recupera de uma lesão no ligamento lateral do tornozelo direito, começou o jogo no banco de reservas e entrou em campo no segundo tempo.

Eriksen acerta um belo chute para empatar o jogo para o Tottenham - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Eriksen acerta um belo chute para empatar o jogo para o Tottenham
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Pela direita

As melhores chances do Chelsea na primeira etapa saíram pela direita, com Willian e Moses. Cada um deu um chute, mas em ambas as oportunidades Lloris apareceu bem para fazer a defesa. Porém, aos 29 minutos do primeiro tempo, o goleiro falhou. Em mais uma jogada pela direita, Moses cruzou e o francês saiu mal do gol. Ele não achou a bola e Morata aproveitou para cabecear para as redes.

O meia Willian tenta uma jogada para o Chelsea contra o Tottenham - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
O meia Willian tenta uma jogada para o Chelsea contra o Tottenham
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Fim do jejum

Morata não marcava um gol pelo Campeonato Inglês desde 26 de dezembro do ano passado, quando o Chelsea bateu o Brighton por 2 a 0, com gols do atacante e de Marcos Alonso. O espanhol, ex-Real Madrid, acertou a sua transferência para o time inglês em julho de 2017. De acordo com a imprensa espanhola, a negociação custou R$ 80 milhões de euros (R$ 326 milhões). Ele tem, até aqui, 14 gols marcados com a camisa da equipe londrina, sendo 11 no Campeonato Inglês.

Morata comemora o seu gol para o Chelsea contra o Tottenham - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Morata comemora o seu gol para o Chelsea contra o Tottenham
Imagem: Glyn Kirk/AFP

"Míssil" de Eriksen

Mesmo com o Chelsea melhor na partida, o Tottenham conseguiu o empate aos 45 minutos do primeiro tempo, em um "míssil" do meia Christian Eriksen. Ele recebeu um passe pelo meio e chutou forte. A bola pegou efeito, tocou no travessão e foi para as redes. Caballero nem tentou fazer a defesa. O dinamarquês foi o grande nome do Tottenham na primeira etapa. Seis minutos antes do gol, ele já havia feito o goleiro do Chelsea trabalhar em uma finalização de fora da área.

Eriksen comemora o gol de empate do Tottenham contra o Chelsea - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Eriksen comemora o gol de empate do Tottenham contra o Chelsea
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Dele Alli!

Aos 14 minutos do segundo tempo, Son quase virou a partida num chute colocado, mas parou em ótima defesa de Caballero. No entanto, dois minutos depois, Dier lançou Dele Alli, que surgiu sozinho nas costas da defesa do Chelsea e tocou na saída de Caballero para virar o jogo. Aos 20 minutos, Dele Alli, de novo ele, aproveitou uma bobeira da zaga rival e fez o terceiro gol.

Jogadores do Tottenham comemoram o terceiro gol contra o Chelsea - Peter Nicholls/Reuters - Peter Nicholls/Reuters
Jogadores do Tottenham comemoram o terceiro gol contra o Chelsea
Imagem: Peter Nicholls/Reuters

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Tottenham visita o Stoke City, no sábado (7), enquanto o Chelsea recebe o West Ham, no domingo (8).