Topo

Lanterna derrota o United e dá título do Inglês para o Manchester City

Jay Rodriguez comemora o gol do West Bromwich sobre o Manchester United - Jason Cairnduff/Reuters
Jay Rodriguez comemora o gol do West Bromwich sobre o Manchester United Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/04/2018 13h51

Último colocado do Campeonato Inglês, o West Bromwich derrotou o Manchester United neste domingo (15), por 1 a 0, em pleno Old Trafford, em jogo válido pela 34ª rodada, e deu o título da competição para o Manchester City.

Com o resultado, o United, segundo colocado, mantém os 71 pontos, enquanto o City tem 87. Faltando cinco jogos para o fim da competição, o time comandado pelo técnico Josep Guardiola não pode mais ser alcançado no topo. O West Bromwich, por sua vez, está muito próximo do rebaixamento, já que possui apenas 24 pontos, nove a menos em relação à primeira equipe fora da zona do descenso (o Swansea).

O Manchester United, que na rodada anterior havia batido o Manchester City fora de casa e evitado o título, não fez uma grande partida neste domingo, mesmo contando com seus principais jogadores. O único gol do confronto foi anotado por Jay Rodriguez, aos 28 minutos do segundo tempo.

Festa

Logo após o fim da partida em Old Trafford, o Manchester City fez um post no Twitter para comemorar. "Campeões da Premier League 17/18", escreveu o clube.

Pela quinta vez

O Manchester City conquistou o título do Campeonato Inglês pela quinta vez na história. O clube já havia levantado o troféu da competição em 1936/37, 1967/68, 2011/12 e 2013/14.

Sané festeja o primeiro gol do Manchester City sobre o Everton - Rui Vieira/AP - Rui Vieira/AP
Sané foi um dos destaques do Manchester City na temporada
Imagem: Rui Vieira/AP

Melhor em tudo

Os números traduzem bem o domínio do Manchester City no Campeonato Inglês. É o time que mais venceu (28 vezes), que menos empatou (três), que menos perdeu (dois), que mais anotou gols (93), que menos levou (25) e, consequentemente, o que tem o melhor saldo de gols (68).

O goleiro Ederson, do City, durante jogo contra o Everton - Peter Powell/Reuters - Peter Powell/Reuters
O goleiro Ederson, do City, um "paredão" durante a temporada no City
Imagem: Peter Powell/Reuters

Ganhou de todos

O Manchester City conseguiu vencer todos os times do Campeonato Inglês ao menos uma vez nesta temporada. O clube se tornou o terceiro clube a atingir essa marca na história da Premier League – os outros dois são o Chelsea (de 2005/06) e o Manchester United (de 2010/11).

Guardiola comemora com De Bruyne a vitória do City sobre o Chelsea - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Guardiola comemora com De Bruyne vitória do City sobre o Chelsea
Imagem: Carl Recine/Reuters

A vitória de sábado

Depois de perder para o Manchester United e ser eliminado na Liga dos Campeões, o Manchester City se recuperou com uma grande vitória no sábado (14), quando derrotou o Tottenham, por 3 a 1, em Londres. Gabriel Jesus, Gündogan e Sterling.

Gabriel Jesus comemora gol com David Silva e Kevin De Bruyne no Manchester City - Frank Augstein/AP - Frank Augstein/AP
Imagem: Frank Augstein/AP

O primeiro título inglês de Guardiola

O técnico Josep Guardiola conquistou o título do Campeonato Inglês pela primeira vez. Em sua primeira temporada no clube, em 2016/17, ele não teve muito sucesso. O City terminou a competição na terceira posição, atrás do campeão Chelsea e do vice Tottenham.

O técnico Pep Guardiola durante jogo entre City e Everton - Peter Powell/Reuters - Peter Powell/Reuters
O técnico Pep Guardiola durante jogo entre City e Everton
Imagem: Peter Powell/Reuters

Igualando recorde do rival

Ao garantir o título do Campeonato Inglês com cinco rodadas de antecedência, o Manchester City igualou o Manchester United de 2001, que era, até então, o time que havia conseguido comemorar o título da competição com o menor número de rodadas disputadas.

Jogadores do Manchester City comemoram na vitória contra o Leicester - Jason Cairnduff/Reiters - Jason Cairnduff/Reiters
Jogadores do Manchester City festejam um gol contra o Leicester
Imagem: Jason Cairnduff/Reiters

Em português

O Manchester City conta com quatro brasileiros em seu elenco: Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus. Logo após a confirmação do título, o Twitter oficial do clube em português postou uma foto dos brasileiros juntos e adicionou o meia Bernardo Silva, de Portugal.

Parabéns dos rivais

Logo após a vitória do West Bromwich, rivais do Manchester City parabenizaram o clube pelo Twitter. "Parabéns ao Manchester City por vencer o título do Campeonato Inglês", escreveu o Manchester United. "Parabéns, Manchester City, campeão merecido desta temporada do Campeonato Inglês", disse o Chelsea.