Topo

City perde pênalti, empata com Liverpool e vê rivais se aproximarem

Salah passou em branco no clássico que valia a liderança - PHIL NOBLE/REUTERS
Salah passou em branco no clássico que valia a liderança Imagem: PHIL NOBLE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/10/2018 14h24

O Manchester City perdeu a chance de despontar na ponta do Campeonato Inglês. O time não saiu do 0 a 0 no clássico morno com o Liverpool, disputado neste domingo (7), em Anfield, com direito a pênalti perdido por Riyad Mahrez.

O City chegou aos mesmos 20 pontos do Chelsea, que venceu o Southampton mais cedo, e só está na ponta por vencer os critérios de desempate: tem 18 gols de saldo contra 13 do rival. Já o Liverpool, que tem apenas 12 gols de saldo, caiu para terceiro.

Tite esteve no estádio para acompanhar o desempenho dos brasileiros, que se apresentam à Seleção Brasileira nesta segunda (8) para os amistosos contra Arábia Saudita e Argentina.

O próximo compromisso do City no Inglês será contra o Burnley, no próximo sábado (20), às 11h. Já o Liverpool visita o Huddersfield.

Gomez vai muito mal na lateral
O zagueiro Joe Gomez foi deslocado para a lateral direita por Klopp, posição em que já colecionava algumas falhas – inclusive contra o próprio City. Não deu outra. Foi pelo setor que os visitantes chegaram com maior facilidade. Teve sorte que Sterling não estava inspirado. Gomez também foi irresponsável: recuou uma bola perigosa que parou nos pés de Aguëro e quase originou em pênalti a favor do City, já que Lovren precisou chegar de qualquer jeito para afastar.

Aguëro segue sem marcar em Anfield
O argentino Sergio Aguëro entrou em campo na expectativa de quebrar um jejum incômodo na casa do Liverpool: ele nunca balançou a rede do Anfield. Muito apagado, o atacante foi substituído por Gabriel Jesus no segundo tempo e chegou à marca de dez jogos em branco no estádio.

Tabu mantido
Jogando em casa, o Liverpool ampliou a invencibilidade contra o Manchester City para 17 jogos. A última derrota foi apenas em maio de 2003.

Primeiro tempo foi de dar sono
Jogando em casa, o Liverpool começou encaixotando o City no campo de defesa, mas a pressão durou poucos minutos. O time visitante conseguiu se ajeitar e trabalhar a bola para encontrar espaços na defesa, missão que não foi facilitada pelos marcadores de Klopp. As equipes pareciam preferir evitar a derrota do que agir para buscar o triunfo, e a primeira etapa terminou com apenas três finalizações e nenhuma chance real de gol.

Foi pênalti?
Houve muita reclamação por parte do City por suposto pênalti em Aguëro. Depois do recuo irresponsável de Gomez, o argentino recebeu de costas para o gol e acabou no chão na disputa com Lovren. O árbitro mandou seguir. Na etapa complementar, Van Dijk bateu com o braço na bola ao dividir com Fernandinho, mas o juiz viu antes um puxão do brasileiro no rival.

City cresce com a entrada de Gabriel Jesus
Assim como no primeiro tempo, o Liverpool começou na pressão e não foi efetivo. Do outro lado, Mahrez assustou Alisson com duas finalizações seguidas. Salah tentou reagir e obrigou Ederson a trabalhar. Guardiola lançou Jesus no lugar de Aguëro e o brasileiro deu mais dinamismo ao jogo, levando velocidade ao ataque. Sua melhor jogada foi pela esquerda: passou por Gomez, deu caneta em Lovren e foi atingido no rosto pelo marcador, mas o árbitro mandou seguir.

Mahrez perde mais um pênalti e desperdiça grande chance
Sané, que entrou no lugar de Sterling na reta final, foi derrubado na área aos 39 minutos. Parecia o fim do tabu do City em Anfield. Gabriel Jesus fez sinal de que queria bater, mas Mahrez chamou a responsabilidade. Só que pegou muito mal na bola e acabou isolando. Com o empate, o City perdeu a chance de disparar na ponta da tabela. Custou caro... 

E os outros brasileiros?
Fernandinho foi regular, mas também isolou uma bola com chute de longe. Alisson precisou trabalhar mais no segundo tempo e fez boas defesas contra chutes de Mahrez. Roberto Firmino esteve abaixo do esperado e deu lugar à Sturridge. Ederson fez sua parte quando exigido.

Tite vai ao Anfield para observar brasileiros
Tite viu o clássico no estádio. O técnico da Seleção Brasileira foi acompanhado do analista de desempenho da CBF, Fernando Lázaro, para ver de perto os goleiros Alisson e Ederson e o atacante Roberto Firmino, convocados para os próximos amistosos. O volante Fernandinho, que esteve na Copa do Mundo da Rússia, ficou fora da lista. O grupo se apresentará nesta segunda-feira (8), em Londres, para duelos amistoso contra Arábia Saudita e Argentina, dias 12 e 16 de outubro, no país árabe.

FICHA TÉCNICA
LIVEPROOL 0 X 0 MANCHESTER CITY


Data/hora: 7 de outubro de 2018, domingo, às 12h30 (de Brasília)
Local: Anfield, em Liverpool (ING)
Cartões amarelos: Bernardo Silva, Aguëro, Mendy e Wijnaldum
Cartões vermelhos: -
Gols: -

LIVERPOOL: Alisson; Joe Gomez, Lovren, Van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Milner (Keïta) e Henderson; Mané, Roberto Firmino (Sturridge) e Salah.
Técnico: Jürgen Klopp

MANCHESTER CITY: Ederson; Walker, Stones, Laporte e Mendy; Fernandinho, David Silva e Bernardo Silva; Sterling (Sané), Aguëro (Gabriel Jesus) e Mahrez.
Técnico: Pep Guardiola