Topo

City vence com quatro brasileiros titulares e segue líder invicto no Inglês

Gabriel Jesus abraça Guardiola ao ser substituído; ex-palmeirense passou em branco - Phil Noble/Reuters
Gabriel Jesus abraça Guardiola ao ser substituído; ex-palmeirense passou em branco Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/12/2018 14h49

O Manchester City venceu o Bournemouth por 3 a 1 neste sábado (1), no Etihad Stadium, e garantiu por mais uma rodada a liderança isolada do Campeonato Inglês. Com 12 vitórias e dois empates após 14 rodadas, a equipe do técnico Pep Guardiola soma 38 pontos, contra 33 do atual vice-líder Liverpool, que enfrenta o Everton no domingo. 

Com quatro brasileiros na equipe titular, o City chegou à vitória de hoje graças aos gols marcados por Bernardo Silva, Sterling (um dos artilheiros do torneio) e Gundogan. Wilson descontou para os visitantes, que, com 20 pontos, somam a quarta derrota seguida e estão na parte intermediária da tabela.

O atual campeão inglês volta a campo já na próxima terça-feira, quando encara o Watford fora de casa. O Bournemouth, por sua vez, recebe o Huddersfield no mesmo dia. 

Brasileiros em ação

Danilo em ação em City x Bournemouth -  Reuters/Jason Cairnduff -  Reuters/Jason Cairnduff
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff

Com o mês de dezembro repleto de jogos, Guardiola deu descanso a titulares como Walker, Stones e Agüero. Isto abriu caminho para as presenças do lateral Danilo (foto), que foi bem e participou do lance do segundo gol, e do atacante Gabriel Jesus, discreto, no onze inicial deste sábado. Eles acompanharam o goleiro Ederson, que não teve culpa no gol do Bournemouth, e o volante Fernandinho, que vestiu a braçadeira de capitão. 

City na frente

O autor do primeiro gol da partida fala português, mas não é brasileiro. Zinchenko lançou para Sané, que dividiu a bola com Begovic. Na sobra, o português Bernardo Silva chutou forte e estufou as redes logo aos 15 minutos. Placar justo para os donos da casa, que dominavam a posse e já haviam chegado duas vezes com perigo. 

Castigo no fim

Após o gol, a equipe de Guardiola tentou manter o controle do jogo, mas reduziu o ritmo e pouco ameaçou. O jogo morno ganhou emoção na reta final do primeiro tempo, quando o Bournemouth esteve mais no ataque. Aos 43 minutos, Wilson, de cabeça, venceu Ederson, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o empate.

Sentiu

Zinchenko deixa o jogo do Manchester City com nariz ensanguentado - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Na volta para o segundo tempo, o lateral Zinchenko foi tentar cortar cruzamento e acabou atingido pelo braço do brasileiro Fernandinho. Com muito sangue no nariz, o ucraniano teve que deixar a partida. 

Artilheiro brilha

Disposto a manter os 100% como mandante na Premier League, o City foi só pressão na etapa final. Aos 8 minutos, Sterling fez fila e quase anotou um gol de placa - acertou a trave. Três minutos depois, porém, ele pegou rebote após chute de Danilo e anotou seu oitavo gol no Inglês - artilheiro ao lado do companheiro de equipe Agüero e de Aubameyang, do Arsenal.

Gabriel Jesus passa em branco

Gabruel Jesus em Manchester City x Bournemouth - Reuters/Jason Cairnduff  - Reuters/Jason Cairnduff
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff

Até então discreto, Gabriel Jesus chegou perto de marcar quando cabeceou de costas para o gol aos 21 minutos, mas Begovic foi buscar no canto. Pouco depois, ele fez boa jogada e achou Fernandinho, que bateu com perigo. O ex-palmeirense, substituído a dez minutos do fim, segue com apenas um gol anotado na atual edição do torneio. 

Gundogan fecha o placar

Aos 35 minutos, Sané tabelou com David Silva e cruzou na medida para o compatriota fechar o resultado. Oitava vitória em oito jogos do City como mandante na atual temporada do Inglês.

Ficha técnica

Manchester City 3 x 1 Bournemouth

Data: 01/12/2018
Local: Etihad Stadium, em Manchester (Inglaterra)
Hora: 13h (de Brasília)
Cartões amarelos: Nenhum
Cartões vermelhos: Nenhum

Gols: Bernardo Silva, aos 15, e Wilson, aos 43 minutos do primeiro tempo. Sterling, aos 11, e Gundogan, aos 35 minutos do segundo tempo. 

Manchester City: Ederson; Danilo, Laporte, Otamendi e Zinchenko (Delph); Fernandinho, Gundogan e Bernardo Silva (Mahrez); Sané, Gabriel Jesus (David Silva) e Sterling. Técnico: Pep Guardiola

Bournemouth: Begovic; S. Cook, Mings e Ake; Francis, L. Cook, Surman e Daniels; King (Stanislas), Wilson (Mousset) e Fraser (Brooks). Técnico: Eddie Howe