Topo

David Luiz marca, Chelsea bate o City e deixa o Liverpool na liderança

Zagueiro brasileiro foi eficiente na defesa e no ataque contra o time de Guardiola - Clive Rose/Getty Images
Zagueiro brasileiro foi eficiente na defesa e no ataque contra o time de Guardiola Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/12/2018 17h22

O Campeonato Inglês tem um novo líder após a 16ª rodada. O Liverpool, que goleou o Bournemouth por 4 a 0 neste sábado, foi beneficiado pela derrota do Manchester City para o Chelsea horas mais tarde e ficou com a ponta da Premier League. A equipe de Pep Guardiola perdeu a primeira posição e a invencibilidade no torneio - 21 jogos se considerada a temporada passada - com o revés por 2 a 0 no Stamford Bridge.

A partida em Londres foi decidida pelo sistema defensivo dos Blues. Primeiro com uma marcação perfeita, depois com os gols dos defensores N'Golo Kanté e David Luiz. O francês abriu o placar aos 44 minutos da etapa inicial, no primeiro chute dos londrinos. Já o brasileiro apareceu no segundo tempo em bela cabeçada para definir o triunfo.

Com o resultado, o Chelsea não permite a ultrapassagem do rival Arsenal. As duas equipes têm 34 pontos, mas os Blues levam vantagem no saldo de gols e ficam em quarto. Já o City para com 41 pontos, um a menos do que o novo líder Liverpool. Os comandados de Guardiola agora pensam na Liga dos Campeões. Quarta-feira o duelo será contra os alemães do Hoffenheim, no Etihad.

Kanté abriu o placar para o Chelsea contra o Manchester City - REUTERS/Eddie Keogh - REUTERS/Eddie Keogh
Kanté abriu o placar para o Chelsea contra o Manchester City
Imagem: REUTERS/Eddie Keogh

Primeiro tempo morno e cheio de erros

Com dois técnicos famosos por apostarem em um estilo de jogo bonito, de toque refinado e sem chutões, a expectativa era de que o duelo entre Chelsea e Manchester City fosse repleto de belos lances. Mas o primeiro tempo foi uma grande decepção, com raras chances de gol e erros seguidos de passes. O Chelsea de Maurizio Sarri, por exemplo, só foi conseguir chegar ao gol rival aos 44 minutos...

À italiana, retranca do Chelsea é letal

Essa primeira descida efetiva dos Blues aconteceu aos 44 minutos, mas decidiu a partida. David Luiz, que passou a maior parte do tempo sofrendo com a marcação adiantada do City, conseguiu escapar pela esquerda e dar belo lançamento para Pedro. A jogada seguiu de volta para o lado esquerdo até que Hazard rolou para bonito gol de Kanté. Um contra-ataque fatal, que coroou o trabalho defensivo à moda italiana preparado por Sarri, que abriu mão de suas ideias ofensivas para neutralizar a equipe de Guardiola e vencê-lo pela primeira vez na carreira.

City não reage e David Luiz aparece para decidir

A volta do intervalo apresentou um jogo muito melhor e mais movimentado. O City se atirou mais para o ataque, só que sem conseguir assustar o goleiro Kepa e ainda dando espaço para os contragolpes do Chelsea. A torcida da casa se levantava a cada descida puxada por Hazard, usado como centroavante no embate deste sábado, e terminou de fazer a festa quando David Luiz subiu sozinho em escanteio e acertou o ângulo do compatriota Ederson aos 32 minutos.

Gabriel Jesus entra e passa despercebido

A fase de Gabriel Jesus não é das melhores. São cinco gols em 19 partidas na temporada, mas ainda longe do alto nível que o transformou titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo. Neste sábado, ele começou no banco de reservas do Stamford Bridge, diante da opção de Guardiola por não usar centroavantes, mas acabou acionado na etapa final. Foram mais de 40 minutos em campo, com raras participações e uma tentativa frustrada de finalização no ângulo já no fim do confronto, espalmada por Kepa.

United também vence e dá paz para Mourinho

O Chelsea não foi o único grande inglês a entrar pressionado nesta rodada da Premier League. Em crise sob o comando de José Mourinho, os Diabos Vermelhos conseguiram apresentar bom futebol e contaram com golaços e boas atuações de Juan Mata e Marcus Rashford para vencer o Fulham por 4 a 1 em Old Trafford. O United agora soma 26 pontos, na sexta colocação. Mais tarde, o Tottenham venceu o Leicester por 2 a 0 com desempenho excelente do sul-coreano Son e se manteve em terceiro, com 36 pontos.