Topo

Juventus derrota Cesena e retoma liderança; Fiorentina vence e homenageia Sócrates

Marchisio comemora com Chiellini gol que abriu o placar. Juventus lidera o campeonato - Olivier Morin/AFP
Marchisio comemora com Chiellini gol que abriu o placar. Juventus lidera o campeonato Imagem: Olivier Morin/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/12/2011 13h51

Com mais dificuldades que o esperado, a Juventus venceu por 2 a 0 o Cesena, retomando a liderança do Campeonato Italiano, perdida após a vitória do Milan sobre o Genoa. Jogando em casa, a equipe só abriu o marcador no segundo tempo, com Marchisio, após muita pressão. Vidal ampliou de pênalti. Com o resultado, o time foi aos 29 pontos, abrindo dois de vantagem para Milan e Udinese. Já o Cesena segue na zona de rebaixamento, na 19ª posição com apenas nove pontos.

O jogo foi um verdadeiro ataque versus defesa. Acuado em campo, o Cesena limitou-se a ficar no campo de defesa apostando nos contra-ataques. Sem Pirlo, suspenso, os bianconeri estavam sem poder de penetração e tinham as melhores chances nos chutes de longe com Marchisio e nas bolas paradas com Pepe. Contudo, pecando na finalização, a Juventus não assustou o goleiro Antonioli que só realizou uma defesa no primeiro tempo.

No segundo tempo a pressão aumentou com a Juventus melhorando a finalização. Aos quatro minutos, Vucinici disparou de fora da área, Antonioli deu rebote mas Pepe não aproveitou a sobra. Três minutos mais tarde, Marchisio levantou na área e Chiellini cabeceou para fora.

Logo aos 10 minutos Antonio Conte promoveu a entrada de Del Piero no lugar de Vucinic. Mas dez minutos depois, o eterno capitão da Juventus sofreu lesão sendo substituído por Quagliarella.

Aos 27 minutos enfim a pressão deu resultado. Marchisio recebeu passe perto da entrada da área, limpou a zaga e chutou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Antonioli abrindo o placar. O gol tranquilizou o time da casa que passou a ter mais espaço para criar e aumentou o placar com Vidal, aos 36 minutos, em pênalti duvidoso marcado sobre Giaccherini em que o goleiro Antonioli recebeu cartão vermelho.

Com um a mais o time da casa pressionou em busca do terceiro gol. Nos acréscimos Pepe ainda teve uma chance mas não conseguiu aumentar o placar com o jogo terminando em 2 a 0.

Em Florença, homenagem a Socrates na vitória da Fiorentina

Em outra partida da rodada, a Fiorentina venceu a Roma por 3 a 0 subindo para a 10ª posição. Gamberini e Jovetiic e Santiago Silva, marcaram para o time da casa que homenageou o ex-jogador Sócrates, morto neste domingo após infecção generalizada e que atuou na Fiorentina entre 84 e 85.

Antes da partida houve um minuto de silêncio em memória ao ex-jogador com os atletas de ambas equipes abraçados no centro do gramado. Além disso uma imagem do jogador era mostrada no placar no momento da homenagem com a frase "Adeus Sócrates". Os jogadores da Fiorentina atuaram com um braçadeira preta.

IMPRENSA MUNDIAL DESTACA SÓCRATES COMO "DEMOCRATA DO FUTEBOL"