Topo

Totti perde pênalti, Roma sofre empate e Juventus reassume liderança

Buffon defende pênalti que manteve a invencibilidade e liderança da Juventus - Riccardo de Luca/AP
Buffon defende pênalti que manteve a invencibilidade e liderança da Juventus Imagem: Riccardo de Luca/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/12/2011 19h37

No clássico que fechou a 11ª rodada do Campeonato Italiano, Roma e Juventus ficaram no empate, em uma partida onde os goleiros levaram vantagem sobre os atacantes. Com Stekelenburg realizando ótimas intervenções e Buffon defendendo pênalti de Totti, o jogo acabou em 1 a 1, placar suficiente para levar o time de Turim novamente à liderança, agora com 30 pontos empatada com a Udinese. Já a Roma somou sua terceira partida sem vitória, e está na nona posição com 18 pontos.

Jogando em casa, a Roma abriu o placar em um lance despretensioso. Aos cinco minutos, Totti fez cruzamento da esquerda até a segunda trave. A bola chegou a De Rossi, que livre, chutou fraco e de primeira. Na hora de cortar a bola, Vidal acabou furando, atrapalhando Buffon que nada pôde fazer.

Em desvantagem no placar, a Juventus passou a exercer pressão no seu campo de ataque, dificultando a saída de bola da Roma. Com Estigarribia, substituto de Vucinic lesionado, vieram as melhores chances. Aos nove minutos o atacante paraguaio chutou de fora da área e Stekelenburg espalmou para fora. Aos 24 minutos, Taddei cortou mal a bola e ela sobrou novamente para Estigarribia que chutou cruzado exigindo outra boa defesa do goleiro holandês.

Pelo lado da Roma, vinham dos pés do veterano Totti as melhores jogadas. Aos 28 minutos o camisa 10 abriu na direita para Lamela que cruzou para Osvaldo. Contudo, o atacante não aproveitou o cruzamento.  Aos 39, após roubada de bola, Totti tocou rapidamente para Osvaldo que cercado pelos adversários acabou perdendo a bola. No final do primeiro tempo, Pirlo teve a última chance da Juventus em cobrança de falta mas Stekelenburg fez outra defesa.

Logo no começo da segunda etapa, a partida precisou ser paralisada em razão de um sinalizador que foi atirado no gramado. A Juventus seguia pressionando mas o time da casa assustava nos contra-ataques. Aos seis minutos, Totti cruzou rasteiro para Osvaldo, mas antes que o atacante pudesse finalizar, Barzagli fez o corte.

Aos 15 minutos, a Juventus conseguiu o empate. Estigarribia fez o cruzamento e Chiellini de cabeça igualou o placar. Contudo, um minuto depois, Vidal fez pênalti em Lamela. Totti foi para a cobrança e Buffon defendeu.

O empate não era bom para o time da casa que passou a criar as melhores jogadas, principalmente na linha de fundo. Mas Totti, do lado esquerdo e Pjanic, do lado direito, não tiveram seus cruzamentos completados. 

O jogo seguiu aberto com os dois times perdendo oportunidades. Para a Juventus, Lichsteiner e Quaquiarella, que substituiu Matri, desperdiçaram boas oportunidades enquanto Simplício errou a finalização para a Roma. No final, Stekelenburg salvou o time da casa da virada ao defender chute de Quaquiarella.