Topo

Milan vence o Siena e assume a liderança provisória do Campeonato Italiano

Ibrahimovic, de pênalti, fez o segundo gol do Milan contra o Siena pelo Italiano - AP Photo/Luca Bruno
Ibrahimovic, de pênalti, fez o segundo gol do Milan contra o Siena pelo Italiano Imagem: AP Photo/Luca Bruno

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/12/2011 19h39

Pelo menos provisoriamente, o Milan é o novo líder do Campeonato Italiano. Neste sábado, atuando ao lado de sua torcida no estádio San Siro, a equipe venceu o Siena por 2 a 0, com gols de Nocerino e Ibrahimovic, e chegou aos 31 pontos, após 15 jogos já realizados.

Desta maneira, o time de Robinho e Pato ultrapassou a Udinese e a Juventus, que têm 30 pontos até o momento, mas ainda jogarão neste domingo, contra Novara e Lazio respectivamente. Já o Siena ocupa a perigosa 17ª colocação e pode terminar a rodada entre no grupo dos três que serão rebaixados para a segunda divisão.

No primeiro tempo o Milan conseguiu ter o controle da partida, apesar de não ter marcado gol. Após 10 minutos de jogo morno, sem nenhuma chance clara para ambos os times, os milaneses assustaram aos 15, com Ibrahimovic, que tentou um chute de esquerda dentro da área, mas mandou para fora. Quatro minutos depois foi meia Boateng que quase abriu o placar. Ele chutou de dentro da pequena área, mas o goleiro do Siena defendeu. 

GOLS NO SEGUNDO TEMPO DECRETAM EMPATE ENTRE FIORENTINA E ATALANTA

  • AP Photo/Fabrizio Giovannozzi

    Em uma partida emocionante, Atalanta e Fiorentina empataram por 2 a 2, neste sábado, e ambos chegaram aos 17 pontos. A equipe de Florença saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com Gilardino. Nos nove minutos finais do jogo, porém, ocorreram três gols. A Atalanta chegou a ter vantagem de 2 a 1, com Masiello e Denis, mas a Fiorentina empatou a três minutos para o fim, com gol de Jovetic.

Aos 22 foi a vez dos visitantes, pela primeira vez, levarem perigo ao goleiro Amelia. Os dois zagueiros do Milan saíram ao mesmo tempo da área e deixaram o atacante Bolzoni em condições de marcar. Ele tocou na saída de Amelia, mas a bola passou raspando a trave esquerda e saiu. A partir desse momento o jogo voltou a ficar equilibrado, e o Milan só conseguiu chegar com perigo novamente aos 38, em lance de Seedorf. O meia holandês tabelou com Ibrahimovic e chutou, dentro da área. No entanto, o goleiro Brkic novamente defendeu, no último perigoso da primeira etapa.

As duas equipes voltaram mais ligadas para o segundo tempo, e isso se refletiu na partida, que ficou mais movimentada. Primeiro, o Siena, em um rápido contra-ataque teve a chance de fazer 1 a 0, mas o goleiro do Milan antecipou o cruzamento e impediu o lance. Com 8 minutos de partida, enfim, o gol saiu, e com participação brasileira. Após cobrança de escanteio, Robinho fez bom trabalho de pivô e ajeitou a bola para o meia Antonio Nocerino, que chutou rasteiro. A bola entrou no cantinho. Foi o sexto gol do jogador no campeonato.

A vantagem no placar deu mais liberdade para os donos da casa atacarem, já que os rivais se abriram para tentar o empate. Aproveitando-se disso, o Milan ampliou. Boateng entrou na área e se jogou, mas a arbitragem assinalou pênalti do goleiro Brkic, que levou cartão amarelo. Na cobrança, o sueco Ibrahimovic anotou seu décimo gol no Italiano e ampliou o marcador.

Alexandre Pato, que entrou no decorrer do segundo tempo, teve duas chances de ampliar a vitória de sua equipe, mas desperdiçou. O Milan, então, passou a administrar a posse de bola e jogar no contra-ataque. Mas a partida acabou mesmo 2 a 0 para os rossoneros, satisfeitos com a liderança provisória.