Topo

Rodada do Campeonato Italiano é cancelada após morte de Morosini

Piermario Morosini, do Livorno, sofreu parada cardíaca e morreu neste sábado - AFP
Piermario Morosini, do Livorno, sofreu parada cardíaca e morreu neste sábado Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2012 12h47

A Federação Italiana de Futebol anunciou a suspensão de todos os jogos da rodada deste final de semana do Campeonato Italiano em razão da morte de Piermario Morosini, do Livorno. A medida vale para partidas de todas as divisões. Morosini, de 25 anos, teve uma parada cardíaca durante jogo da segunda divisão.

A princípio, a federação italiana havia anunciado apenas que as demais partidas teriam um minuto de silêncio em respeito à morte de Morosini, mas o diretor-executivo da entidade, Antonoello Valentini, anunciou em seguida a suspensão das rodadas de todas as divisões.

O cancelamento pegou os elencos de Milan e Genoa de surpresa. Atletas das duas equipes já se aqueciam no gramado do estádio San Siro para o duelo marcado, para as 13h (horário de Brasília). O jogo Udinese e Inter de Milão também entre estava programado para este sábado.

Leonardo Paloscia, chefe do departamento de cardiologia do Hospital de Pescara, afirmou que Morosini chegou já sem vida ao local.

"Fizemos todo o possível para tentar reanimar o rapaz, mas ele não recobrou a consciência", disse Paloscia. "É um estado de parada cardíaca. Infelizmente, ele chegou já morto ao hospital."

O mal-estar aconteceu aos 31min do primeiro tempo. Morosini estava longe da disputa da bola e desabou no gramado perto da grande área de sua equipe. Imediatamente ele foi socorrido pelos médicos presentes no estádio Adriático de Pescara.

Os atendentes fizeram massagem cardíaca e tentaram reanimar o atleta com um desfibrilador. Em seguida o encaminharam ao Hospital Civil de Pescara. No entanto, segundo um dirigente do Pescara, a ambulância demorou a entrar no gramado porque um carro bloqueava o caminho.

"Morosini caiu, tentou se levantar e voltou a cair. Nosso massagista logo percebeu o drama da situação", disse Danilo Iannascoli, dirigente do Pescara, à Sky. O primeiro comunicado do hospital informou que Morosini teve uma crise cardíaca que culminou numa parada cardiocirculatória.

O problema de Morosini deixou todos os jogadores abalados, principalmente os companheiros de Livorno. Por isso, o árbitro decidiu encerrar a partida quando o Livorno vencia por 2 a 0.

Morosini, de 25 anos, foi contratado nesta temporada pelo Livorno. Ele tinha os direitos vinculados à Udinese, mas o clube da primeira divisão italiana decidiu emprestá-lo.