Topo

Uma semana após morte de jogador, Italiano tem susto com atleta e lesão de juiz

O árbitro Angelo Doveri é levado para fora do campo após sentir lesão no ombro - Roberto Salomone/AFP
O árbitro Angelo Doveri é levado para fora do campo após sentir lesão no ombro Imagem: Roberto Salomone/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/04/2012 17h58

Uma semana após a morte de Piermario Morosini, a rodada do Campeonato Italiano voltou a trazer fatos que preocuparam o torcedor, mas sem a mesma gravidade. No jogo entre Napoli e Novara, vencido pelo Napoli por 2 a 0, o árbitro Angelo Doveri sentiu uma lesão no ombro direito, logo no início da partida, que foi interrompida por 17 minutos. 

O juiz sentiu a lesão após indicar um tiro livre. Doveri recebeu tratamento do lado de for a do campo e depois nos vestiários, fazendo com que o árbitro reserva ficasse dez minutos se aquecendo e deixando a todos incrédulos com o que estava acontecendo.

Frustrado com a demora, o técnico do Napoli, Walter Mazzarri, procurou um cronômetro para saber quanto tempo estava sendo perdido. Quando parecia que o árbitro reserva tomaria seu lugar, Doveri emergiu do túnel para recomeçar o jogo.

O susto maior veio da Série B, mesmo divisão em que jogava Morosini. O atleta Marco Pomante, 28 anos, defensor do Nocerina desmaiou durante jogo diante do Reggina, após de chocar com um adversário, o que causou pânico em campo e nas arquibancadas. Pomante, no entanto, recuperou a consciência rapidamente e foi levado para o hospital, onde realizou exames minuciosos e passa bem.  O Nocerina foi goleado por 4 a 0 pelo Reggina.

Já no estádio San Paolo, em Nápoles, o Napoli aproveitou o mando de campo e sufocou o Novara. Aos 27 minutos, o uruguaio Cavani, destaque do jogo, aproveitou uma vacilo do goleiro Fontana na reposição de bola e abriu o placar. No fim da etapa, aos 43 minutos, Cannavaro ampliou.

No segundo tempo, o jogo perdeu gás e a equipe da casa fez apenas o suficiente para manter o placar. Apático, o Novara também parecia satisfeito com o resultado e não se arriscou muito no ataque.

A vitória reabilitou o Napoli, que vinha de uma derrota do Atalanta por 3 a 1 em casa e outra pelo mesmo placar diante da Lazio, em Roma. Os napolitanos ainda lamentam também a eliminação diante do Chelsea na Liga dos Campeões.    

A tragédia de Morosini foi lembrado durante a rodada deste sábado, com atletas e torcedores realizando um minuto de silêncio em memória ao jogador do Livorno, que morreu após um ataque cardíaco em Pescara, durante partida Série B do Campeonato Italiano.