Topo

Inzaghi se despede do Milan com gol em vitória de virada; Juventus iguala feito histórico

Inzaghi comemora gol que definiu vitória do Milan sobre o Novara por 2 a 1 - Luca Bruno/AP
Inzaghi comemora gol que definiu vitória do Milan sobre o Novara por 2 a 1 Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo*

13/05/2012 11h57

O Milan se despediu de alguns de seus principais jogadores dos últimos anos com uma virada diante do rebaixado Novara por 2 a 1, em pleno estádio San Siro, pela última rodada do Italiano. Inzaghi, um dos atletas que vai embora, fez o tento do triunfo. Já a campeã Juventus bateu a Atalanta por 3 a 1, encerrou sua participação de forma invicta e igualou um feito alcançado apenas pelo Milan na temporada 1991/1992.

A campanha da Juventus foi quase irretocável. Foram 23 vitórias e 15 empates. Assim, entra para a história. Somente o Milan, que tinha em sua equipe astros como Marco van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkard, também foi campeã invicto na ‘era profissional’ do Italiano.

UDINESE VAI À LIGA DOS CAMPEÕES; INTER PERDE DA LAZIO E JOGARÁ LIGA EUROPA

A última rodada do Campeonato Italiano confirmou o bom momento da Udinese e o fiasco da Internazionale na temporada. O time de Údine se transformou no terceiro representante do país na próxima edição da Liga dos Campeões (Juventus e Milan também vão). Sua vaga à fase preliminar do principal torneio continental foi selada após a vitória diante do Catania por 2 a 0.

Por outro lado, a Internazionale precisará se contentar com a Liga Europa. Neste domingo, caiu diante da Lazio por 3 a 1, em Roma, e encerrou sua participação na discreta sexta posição. Aliás, só assegurou a vaga porque o Napoli está na final da Copa da Itália e já havia confirmado presença no torneio.

A partida do Milan foi marcada pelo adeus de vários jogadores. Gattuso, Inzaghi e Nesta, assim como o holandês Van Bomell, já anunciaram suas saídas da equipe de Milão. Zambrotta também deve ter feito sua última partida pelo vice-campeão do Italiano.

Outro que também pode ter encerrado sua passagem pelo clube de Robinho e Alexandre Pato foi Seedorf, que se transformou no grande sonho do Botafogo para a disputa do próximo Campeonato Brasileiro. Diante do Novara, o experiente holandês começou como titular.

No entanto, o Milan não se mostrou tão inspirado. Aos 20min, Garcia abriu o marcador para o rebaixado Novara. A equipe treinada por Massimiliano Allegri encontrava muitas dificuldades. Mesmo assim, chegou ao empate, aos 11min, com Flamini. Na base da vontade, virou. Aos 37min, Inzaghi fez último gol pelo clube e definiu o suado triunfo.

Despedida também deu o tom do duelo em Turim. Era o último jogo de Del Piero com a camisa da Juventus na competição nacional. Ele já havia anunciado dará adeus ao clube na decisão da Copa da Itália, diante do Napoli, no dia 20 de maio. E o experiente meia não decepecionou.

Fez o segundo gol da vitória --Marrone e Barzagli também marcaram-- diante da Atalanta por 3 a 1 e contribuiu diretamente para a Juventus fizesse história ao entrar para o seleto grupo de equipes campeãs de forma invicta do Campeonato Italiano. Lichtsteiner, contra, descontou para a equipe de Bérgamo.

Atualizado às 20h15