Topo

Itália estuda proibir torcedor de fumar nos estádios na próxima temporada

Marcello Lippi, ex-técnico da Itália, fuma charuto após a conquista da Copa de 2006 - Odd Andersen/Reuters
Marcello Lippi, ex-técnico da Itália, fuma charuto após a conquista da Copa de 2006 Imagem: Odd Andersen/Reuters

Das agências internacionais

Em Roma (Itália)

27/09/2012 13h01

As autoridades italianas estão estudando a possibilidade de proibir o fumo nos estádios para a temporada 2013-14. A prática já vem sido proibida ou restringida em espaços públicos, assim como em outros países da Europa.

Segundo a imprensa italiana, o Observatório Nacional das Atividades Esportivas, no âmbito do Ministério do Interior Italiano, aprovou a proposta que irá impedir o público de fumar nos estádios em que sejam disputadas partidas profissionais.

No entanto, para que essa proibição se torne efetiva, é necessário mudar a legislação do Observatório. O órgão, porém, considera que o melhor a ser feito é analisar propostas de clubes, dos proprietários da instalações esportivas e do próprio público antes de impor a medida.

“Estamos esperando informações de todo mundo para entender onde e como aplicar a proibição”, disse o presidente do Observatório, Roberto Massucci, em declarações ao jornal La Repubblica.

Como exemplo, Massucci lembra os estádios da Polônia e da Ucrânia, na Eurocopa, em que o fumo era proibido. Alguns países em que a medida já vigora são os Estados Unidos, Bulgária, Finlândia em ações pontuais em outros campos da Inglaterra e até no Camp Nou, do Barcelona, na Espanha.