Topo

Em dia de homenagem a Falcão, Juventus escapa de tropeço e Hernanes marca em vitória da Lazio

Paulo Roberto Falcão recebeu homenagem na cerimônia de Hall da Fama do clube - AP Photo/Riccardo De Luca
Paulo Roberto Falcão recebeu homenagem na cerimônia de Hall da Fama do clube Imagem: AP Photo/Riccardo De Luca

07/10/2012 12h01

A rodada deste domingo do Campeonato Italiano começou com um brasileiro em destaque no estádio Olímpico de Roma. Antes da partida entre o time da casa e a Atalanta, Paulo Roberto Falcão, ídolo da equipe nos anos 1980, entrou no Hall da Fama da Roma em comemoração aos 85 anos de fundação da instituição.

Falcão atuou pela Roma entre 1980 e 1985 e conquistou duas Copas da Itália e um Campeonato Italiano. Apelidado como “Rei de Roma”, o ex-jogador foi escolhido em votação que ficou aberta aos torcedores no site do time durante três meses e também contou com o voto de ex-romanistas ilustres.

A escolha foi feita a partir de uma lista formada por 55 ex-atletas – cinco por posição – que deixaram os gramados até 2010, e Falcão foi o único entre os escolhidos a atingir a maior pontuação possível na votação.

A “seleção” do melhor time da Roma de todos os tempos, que também elegeu os brasileiros Cafu e Aldair, foi completa pelos seguintes nomes: Tancredi, Losi, Rocca, Bernardini, Di Bartolomei, Conti, Pruzzo e Amadei. Os ex-jogadores receberam uma camisa personalizada, feita especialmente para a ocasião, e foram ovacionados pela torcida.

Em campo, a Roma não teve dificuldades para bater a Atalanta e voltar à zona de classificação para a Liga Europa. Com gols de Lamela e Bradley, a equipe chegou a 11 pontos em sete jogos e ocupa a quinta posição.

JUVENTUS ESCAPA DE TROPEÇO EM JOGO TENSO

  • Jogando para manter a liderança do Italiano, a Juventus fez uma partida tensa contra o Siena, vice-lanterna ao início da rodada. Após falta de Felipe na entrada da área, Pirlo (foto) abriu o placar para os visitantes aos 14 minutos. O veterano aproveitou que a barreira do Siena pulou e bateu rasteiro, surpreendendo o goleiro Pegolo.
    Aos 28 minutos, Chiellini, que já tinha cartão amarelo, chegou atrasado em dividida com Felipe. O árbitro marcou apenas falta, gerando muita reclamação da torcida e do técnico do Siena, Cosmi. O treinador continuou falando muito com o árbitro e 13 minutos depois foi expulso. Ele ainda deu um tapa na câmera de transmissão antes de deixar o campo.
    No último lance do primeiro tempo, Angelo escapou pela direita e cruzou na segunda trave para Calaiò marcar o gol de empate do Siena.
    O segundo tempo começou mais aberto. Giovinco teve grande chance aos 7 minutos e aos 12 foi a vez do Siena quase conseguir a virada. Com a bola na área, Chiellini errou o corte e quase encobriu Buffon.
    Na metade do segundo tempo, as duas equipes perderam objetividade no ataque e o árbitro continuava distribuindo cartões para o Siena, deixando os três zagueiros pendurados. Após perder muitos gols, a Juventus chegou à vitória aos 39 minutos. Em confusão na área, a bola sobrou para Marchisio encher o pé e marcar seu primeiro gol no Italiano.
    O complemento da rodada tem o clássico Milan X Inter, às 15h45, e o Napoli recebe a Udinese para evitar que a Juventus dispare na liderança.

HERNANES MARCA EM VITÓRIA DA LAZIO

  • O meia brasileiro Hernanes (foto) abriu o caminho para a vitória da Lazio, fora de casa, contra o Pescara. Klose, duas vezes ainda no primeiro tempo, definiu a vitória por 3 a 0 dos visitantes, que chegam a 15 pontos, momentaneamente na 3ª posição.
    Outro brasileiro que estufou as redes italianas foi Nenê, ex-Cruzeiro, na vitória do Cagliari sobre o Torino, por 1 a 0.
    A Fiorentina abriu o placar com Jovetic aos 7 minutos do primeiro tempo e segurou o resultado contra o Bologna, chegando a 11 pontos. Com gols de Gomez e Bergessio, o Catania também chegou aos 11 pontos ao bater o Parma.