Topo

Com um a mais desde o primeiro tempo, Milan vacila e cede empate à Fiorentina

 Balotelli comemora com Montolivo o 1° gol do Milan na partida contra a Fiorentina - AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI
Balotelli comemora com Montolivo o 1° gol do Milan na partida contra a Fiorentina Imagem: AFP PHOTO / ALBERTO PIZZOLI

Do UOL, em São Paulo

07/04/2013 09h30

O Milan tinha tudo para abrir vantagem na terceira posição do campeonato italiano e se aproximar ainda mais de uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada: chegou a abrir 2 a 0 na Fiorentina fora de casa, na manhã deste domingo, e ficou com um jogador a mais em campo desde o 1° tempo. Mas bobeou, cometeu dois pênaltis e levou o empate, que mantém o rival próximo na tabela, na quarta colocação.

A equipe de Milão, agora, tem 58 pontos, um atrás do Napoli, o vice-líder, que ainda joga neste domingo, mas 13 atrás da Juventus, líder disparada e virtual campeã. Já a Fiorentina evitou que o Milan escapasse na tabela e aparece com 52 pontos. Porém, a Viola pode ser ultrapassada pela Internazionale, que está com 50 pontos e enfrenta a Atalanta ainda neste domingo.

A partida parecia fácil para o Milan. Aos 14 min., Montolivo abriu o placar ao aproveitar falha da defesa da Fiorentina. Montolivo, ex-jogador da equipe de Florença, era vaiado pela torcida sempre que tocava na bola e, ao comemorar, optou por mostrar respeito ao antigo clube ao evitar abraçar companheiros que o agarravam.

O Milan continuou a dominar o jogo e deu a impressão de que não teria problemas quando, aos 40 min. da primeira etapa, o árbitro Paolo Tagliavento expulsou Tomovic, em razão de uma cotovelada em El Shaarawy. Em uma disputa de bola, ao ganhar na corrida do rival, Tomovic abriu deliberadamente o braço e lançou o cotovelo no rosto do adversário. Apesar de justa, a expulsão causou revolta nos jogadores da Fiorentina, que cecaram o árbitro e chegaram a empurrá-lo.

A volta para o segundo tempo confirmava o domínio milanês: aos 17 min., Flamini ampliou o placar e pareceu definir a partida. Porém, o Milan relaxou, a Fiorentina passou a pressionar o adversário e, quatro minutos depois, Ljajc aproveitou pênalti controverso para diminuir.

A pressão aumentou, porém a Fiorentina não conseguia lances perigosos. Não precisou: o Milan resolveu ajudar o rival, cometeu outro pênalti aos 27 min., e Pizarro aproveitou para empatar a partida. Abiatti quase defendeu a cobrança.

O ritmo da partida caiu a partir da igualdade. O Milan, que chegou a ter um gol de Boateng anulado, não conseguiu retomar o domínio do jogo. Já a Fiorentina, apesar da empolgação da torcida, pareceu se contentar com o empate.