Topo

Brasileiro marca, mas Totti brilha em empate de clássico italiano

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 13h54

O brasileiro Felipe Anderson marcou e confirmou a grande fase na Lazio, mas o domingo (11) teve outro protagonista. Com dois gols, Francesco Totti, 38, foi o grande nome da Roma num empate por 2 a 2 no clássico italiano.

O segundo gol de Totti, aliás, é uma história à parte no confronto. O camisa 10 balançou as redes num lance acrobático, foi ao banco de reservas, pediu o celular e aproveitou para tirar uma selfie.

O resultado manteve a Roma na segunda posição do Campeonato Italiano. A equipe da capital chegou aos mesmos 40 pontos da Juventus, que vence no saldo de gols e tem uma partida a menos – jogará neste domingo contra o Napoli, fora de casa.

O clássico podia ter aproximado a Lazio dessa briga. A equipe de Roma é a terceira colocada da temporada 2014/2015. Com o empate deste domingo, chegou a 31 pontos e se manteve a nove da Roma.

Fases do jogo: No início, a Lazio teve mais velocidade no clássico e conseguiu ficar mais com a bola no campo de ataque. A Roma saía com lentidão e esbarrava na marcação rival. No entanto, nenhuma das propostas resultou em um grande número de oportunidades nos minutos iniciais.

O primeiro gol da Lazio nasceu num lance de Felipe Anderson, que cruzou a bola para Mauri aos 25min da etapa inicial. O camisa 6 completou de primeira, sem chance para De Sanctis.

Felipe Anderson apareceu novamente aos 29min, quando carregou a bola para o pé esquerdo e bateu colocado. Foi o sexto gol do brasileiro nas últimas seis partidas oficiais da Lazio (cinco no Campeonato Italiano e uma na Copa da Itália).

A Roma até tentou reagir depois disso, mas o primeiro tempo foi dominado pela Lazio. Felipe Anderson foi o principal destaque ofensivo, e a equipe dele ainda teve chances para ampliar a vantagem.

Aí começou a participação decisiva de Totti. Aos 3min do segundo tempo, após lance de Strootman, o camisa 10 marcou seu décimo gol no clássico romano.

Como mandante, a Roma chegou ao clássico deste domingo com nove partidas de invencibilidade no Campeonato Italiano. O primeiro gol de Totti mostrou um pouco o porquê disso – a torcida se inflamou, e o time da casa passou a pressionar a Lazio.

Quando o cenário se desenhou assim, Totti marcou mais uma vez. O camisa 10 aproveitou cruzamento da esquerda e completou de primeira, num voleio acrobático.

O gol foi o 11º de Totti no clássico. Com isso, o jogador da Roma se igualou a Dino da Costa como o maior artilheiro da história do jogo.

O melhor: Totti. O camisa 10 disputou neste domingo o 40º clássico da carreira (nenhum jogador tem mais participações no duelo romano). Quando ele marcou, a Roma jamais saiu derrotada. Aos 38 anos, a importância dele para a equipe ainda é brutal.

O pior: Nainggolan. Jogador da Roma não fez um primeiro tempo ruim, mas todo o crescimento da equipe no clássico está ligado à saída dele. Strootman, o substituto, entrou muito bem e ainda deu passe para o primeiro gol de Totti.

Chave do jogo: A condição física da Roma. A Lazio foi superior no primeiro tempo e chegou a abrir 2 a 0. No segundo tempo, porém, a equipe da casa fez duas alterações, conseguiu marcar na frente e reagiu.

Toque dos técnicos: A reação da Roma tem relação direta com duas alterações feitas pelo técnico Rudi Garcia. Ele começou o segundo tempo com Strootman e Ljajic nos lugares de Nainggolan e Florenzi, e isso mudou drasticamente o ritmo da partida.

Para lembrar:

Sequência. O clássico foi o décimo jogo seguido da Roma sem perder como mandante no Campeonato Italiano.

Invicta. A Lazio agora tem seis rodadas sem perder na atual temporada do Campeonato Italiano.

Totti. O camisa 10 da Roma é o recordista de participações no clássico (40). E neste domingo ainda igualou a marca de Dino da Costa como o maior artilheiro do confronto (11).