Topo

De intocável a dispensável: Hernanes sofre com troca de técnico na Inter

Hernanes perdeu espaço com a chegada de Roberto Mancini - Daniele Mascolo/EFE
Hernanes perdeu espaço com a chegada de Roberto Mancini Imagem: Daniele Mascolo/EFE

Do UOL, em São Paulo

12/03/2015 06h00

“É um treinador que pesou muito na minha escolha. Sei que posso crescer com Mazzarri”. Foi dessa maneira que Hernanes chegou à Inter de Milão, em fevereiro de 2014. Destaque na Lazio, o brasileiro havia sido um pedido do treinador, e desembarcou na cidade como status de solução para uma equipe que passava por momentos turbulentos.

A expectativa, no entanto, não se tornou realidade no início. Em 14 jogos, foram apenas dois gols ao final da temporada 2013/14. Apesar disso, Hernanes iniciou a época seguinte com confiança total de Walter Mazzarri. Tanto é que em 16 partidas sob o comando do treinador, o brasileiro só ficou de fora em uma. O desempenho, porém, seguiu abaixo do esperado: duas bolas na rede e uma assistência.

Com uma Inter de Milão irregular e figurando no meio da tabela do Campeonato Italiano, o dono do clube, Erick Thohir, resolveu mudar a comissão técnica, algo que acabou, de vez, com a paz vivida por Hernanes no Giuseppe Meazza.

Quem pediu sua contratação não estava mais lá – em novembro, Roberto Mancini assumira o lugar deixado por Walter Mazzarri. A partir daí, o status de “intocável” caiu por terra: das 17 partidas realizadas de lá para cá, o “Profeta” participou de 10, sendo que somente seis foram como titular e em apenas uma ele não foi substituído durante os 90 minutos.

As atuações de Hernanes, é bem verdade, pouco fizeram coro para a campanha pela volta da titularidade. Sob o comando de Roberto Mancini, o “Profeta” não marcou nenhum gol sequer e deu apenas duas assistências, uma no Campeonato Italiano e outra na Liga Europa.

A competição continental, inclusive, é a melhor oportunidade para o brasileiro dar a volta por cima. Isso porque os treinadores costumam escalar time misto, o que aumenta a possibilidade de Hernanes se destacar. Para a partida desta quinta-feira (12), contra o Wolfsburg, o meia está confirmado entre os titulares, assim como aconteceu no último jogo pelo torneio. Será a chance de iniciar uma nova história na Inter de Milão.