Topo

Napoli é derrotado pela Juventus e vê sonho da Liga cada vez mais distante

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 14h55

A Juventus poupou alguns de seus principais jogadores, entre eles Chiellini, Evra, Vidal, Pirlo e Tévez, que iniciaram a partida no banco de reservas. Apesar de começar com alguns atletas pouco acionados durante a temporada, a Juventus mostrou a mesma intensidade de jogo e garantiu mais uma vitória no Campeonato Italiano. Com a derrota, o Napoli praticamente deu adeus à disputa por uma vaga na Liga dos Campeões na próxima temporada e fica estacionado na quarta colocação, já que dependerá de dois resultados negativos da Lazio, que ocupa atualmente a terceira colocação. Já a Juventus segue apenas cumprindo tabela até o jogo mais importante da temporada, dia 06 de junho, contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões. 

Fases do jogo: Com o título já assegurado, a Juventus optou por poupar alguns de seus principais atletas, o que refletiu diretamente na postura da equipe em campo. Logo no início da partida, Mertens já levou perigo ao gol de Buffon, que bem colocado fez a defesa. Porém, a Juventus mostrou porque é a atual campeã do torneio e abriu o placar aos 12 minutos, após bom lançamento em profundidade de Coman, que substituiu o atacante Tevez – poupado-, para Pereyra completar de primeira para o gol, sem chances para o goleiro Andújar.

O Napoli seguiu pressionando em busca do gol de empate, visto que uma derrota deixaria a equipe sem chances de conquistar uma vaga na Liga dos Campeões. Apesar do bom volume de jogo, Mertens e Higuain não conseguiram igualar o marcador, deixando bastante espaço para a Juventus explorar os contra ataques, mas sem ampliar o placar.

No início da segunda etapa, o árbitro assinalou um pênalti polêmico para o Napoli após toque de mão de Asamoah. Na cobrança, Insigne bateu mal e Buffon acertou o canto, mas no rebote David Lopez empurrou para as redes e igualou a partida.

Após o empate, a Juve caiu de rendimento e começou a ser acuada pelo Napoli em seu campo defensivo, mas sem que os comandados do técnico Rafa Benítez realmente levassem perigo ao gol de Buffon. Na principal tentativa ofensiva do Napoli após o empate, Hamsik cabeceou no canto inferior, mas novamente o arqueiro da Juventus fez brilhante defesa.

A dez minutos do fim, Storaro aproveitou boa jogada pela direita, girou em cima da marcação e bateu no canto superior de Andújar, colocando a Juventus novamente em vantagem. No final da partida, o árbitro ainda marcou penalidade para a Juventus e expulsou o zagueiro Brittos. Na cobrança, Simone Pepe converteu e deu números finais ao clássico. Com a vitória, a Juventus amplia para 47 jogos a sequência invicta em casa.

O melhor: Buffon. O goleiro fez importantes defesas que frearam o ímpeto defensivo do Napoli, além de defender a penalidade máxima cobrada por Insigne. 

O pior: O árbitro Luca Banti, que marcou duas penalidades pra lá de duvidosas, que poderiam ter mudado o rumo da partida. 

Toque dos técnicos: As equipes iniciaram o confronto de hoje empatadas em número de gols marcados, com 67 tentos. Mesmo ciente do bom desempenho ofensivo do Napoli, o técnico Massimiliano Allegri optou por poupar alguns de seus principais jogadores, principalmente no sistema defensivo, com Chiellini, Evra e Vidal no banco de reservas. Apesar das mudanças, a equipe manteve a solidez defensiva, que garantiu a Juventus o posto de melhor defesa da competição, com apenas 22 gols sofridos, e assegurou mais um triunfo da Juventus.

Para lembrar: Com a vitória de hoje, a Juventus chega aos 86 pontos e supera a pontuação atingida no título da temporada 2011/2012, quando somou 84 pontos. Se vencer o Hellas Verona na última rodada, fora de casa, a Juve ultrapassará também a campanha da temporada 2012/2013, quando totalizou 87 pontos após 38 rodadas. Apenas a pontuação a temporada passada não conseguirá ser superada, quando a Juventus garantiu o tricampeonato com 102 pontos.