Topo

Douglas Costa comanda virada, e Juventus se aproxima de título italiano

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 17h38

A Juventus está cada vez mais perto do heptacampeonato italiano.Com grande atuação do brasileiro Douglas Costa – autor de duas assistências –, a Velha Senhora venceu o Bologna de virada por 3 a 1 neste sábado (5), em Turim, e se aproximou do sétimo título nacional consecutivo. Verdi, de pênalti, abriu o placar para os visitantes, mas Di Maio (contra), Khedira e Dybala anotaram os gols da vitória.

Com o resultado, o time de Massimiliano Allegri chega a 91 pontos (sete de vantagem para o segundo colocado) e pode conquistar o campeonato ainda neste fim de semana. Curiosamente, a Juve precisa torcer para o rival Torino vencer o Napoli neste domingo para garantir o título com duas rodadas de antecedência.

A Juventus saiu atrás no placar após falha bizarra de Buffon. O goleiro errou passe curto dentro da área e entregou a bola para Crisetig, que sofreu pênalti de Rugani na sequência do lance. A penalidade só foi confirmada após participação do árbitro de vídeo. Verdi partiu para a cobrança e abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo.

O gol desestabilizou a Juve na sequência da etapa inicial. Até então, a Velha Senhora dominava as ações da partida e havia chegado com perigo em pelo menos três oportunidades.

Foi só com a entrada de Douglas Costa, no intervalo, que o cenário mudou. O brasileiro entrou bem na partida e criou jogadas de perigo desde a primeira tentativa. Com maior ímpeto ofensivo, a Juve chegou ao empate aos cinco minutos da etapa final quando De Maio falhou ao tentar cortar cruzamento da direita e acabou mandando contra a própria meta.

Depois da igualdade, a virada da Juve parecia questão de tempo. Aos 17 minutos, Douglas Costa fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Khedira, que completou para o gol. Seis minutos depois, o brasileiro entrou em ação mais uma vez e serviu Dybala, que ampliou o placar.

A atuação de gala de Douglas Costa quase foi coroada com um gol no final da partida. O brasileiro fez um cruzamento de letra da esquerda e por muito pouco não encobriu o goleiro adversário.

Com o resultado, a Juventus se mantém com folga na liderança. Na próxima rodada, o time de Turim vai enfrentar a Roma, no Estádio Olímpico. Já o Bologna segue na 12ª posição, com 39 pontos. O próximo adversário será o Chievo.