Topo

Libertadores - 2019

Tite diz que Corinthians jogou muito e cita Tolima para falar em amadurecimento

"Às vezes dói na carne para aprender", diz Tite, sobre amadurecimento pós-Tolima - Fabio Braga/Folhapress
"Às vezes dói na carne para aprender", diz Tite, sobre amadurecimento pós-Tolima Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Carlos Padeiro

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 01h32

O técnico Tite rasgou elogios ao desempenho de seus jogadores durante a vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, do Paraguai, pela segunda rodada da Copa Libertadores. Foi o retorno do Corinthians ao Pacaembu pelo torneio continental 13 meses depois do empate por 0 a 0 com o Tolima, que culminou com a vexatória eliminação em 2011.

  CORINTHIANS VENCE O NACIONAL-PAR

  • Enfim uma partida "tranquila" no Pacaembu. Acostumado a uma rotina de triunfos no sufoco desde a conquista do Brasileiro, o Corinthians não sofreu para ganhar do frágil Nacional, do Paraguai, por 2 a 0, no primeiro jogo em casa pela Copa Libertadores de 2012. Danilo, aos 38 min do primeiro tempo, e Jorge Henrique, aos 22 min do segundo, balançaram as redes na noite desta quarta-feira, diante de mais de 30 mil torcedores.

“A equipe jogou muito. Botou um volume muito forte, com uma marcação adiantada para tomar a bola no campo adversário e só descansar com a posse de bola, trabalhando e fazendo a inversão. Todos atletas foram bem, jogaram bem”, comentou o treinador, no vestiário do estádio municipal.

Para enaltecer a evolução do Timão durante o período de um ano, Tite comparou o desempenho do duelo com o Tolima ao da partida da noite desta quarta. “Às vezes dói na carne para aprender”, definiu.

“Contra o Tolima foram 16 finalizações e acertamos apenas duas no gol. Quero ter o mesmo número de finalizações, só que com mais precisão. Hoje foram 20, com 11 no gol, um índice muito alto, justamente porque a equipe está mais concentrada, mais madura. Foi vice-campeã paulista, campeã brasileira, os jogadores assimilam suas funções”, analisou.

Os números citados por Tite se aproximam das estatísticas do Datafolha. Contra os colombianos, em 26 de janeiro de 2011, foram 18 arremates a gol, sendo 15 para fora. Diante do Nacional, nesta quarta, os corintianos arremataram 21 vezes na meta, sendo 12 no alvo certo – Danilo e Jorge Henrique balançaram as redes.

No treino da última terça, o técnico gaúcho também citou o Tolima. Questionado, nesta quarta, por que costuma lembrar da tragédia do ano passado, afirmou que é importante para o aprendizado. “O Corinthians vivenciou. Aqui ninguém pega, levanta o tapete e empurra a sujeira para baixo. Nunca deixamos de responder sobre o Tolima.”