Topo

Libertadores - 2019

Corinthians tenta pontuar pela 1ª vez em jogos no México para evitar pressão no Grupo 6

Em 2006, time de Tevez perdeu no México pela Libertadores e manteve jejum - AP Photo/Claudio Cruz
Em 2006, time de Tevez perdeu no México pela Libertadores e manteve jejum Imagem: AP Photo/Claudio Cruz

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 06h00

Em uma semana que começou conturbada com a demissão de Adriano, o Corinthians luta contra um retrospecto negativo para não se complicar na disputa pelo primeiro lugar do Grupo 6 da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, às 22 h, a equipe alvinegra encara o líder Cruz Azul, no México, país onde nunca pontuou em jogos oficiais.

CORINTHIANS SÓ PERDEU NO MÉXICO

Libertadores de 2000América 2 x 0 Corinthians
Libertadores de 2003Cruz Azul 3 x 0 Corinthians
Libertadores de 2006Tigres 2 x 0 Corinthians
Sul-Americana de 2005Pumas 3 x 0 Corinthians

Já foram quatro partidas do Corinthians no país da América do Norte, três pela Libertadores e uma pela Sul-Americana, e quatro derrotas. Nenhum gol sequer foi marcado contra América, Cruz Azul, Pumas e Tigres.

Os donos da casa somam seis pontos (venceram o Nacional, no Paraguai, e o Deportivo Táchira, em casa). O Timão é o segundo na chave, com quatro pontos. Portanto, em caso de derrota na Cidade do México, a briga pelo primeiro lugar ficará complicada, porque o Cruz Azul abrirá cinco pontos de vantagem.

TITE FALA EM DESGASTE COM ADRIANO

  • Junior Lago/UOL

    Tite falou sobre a demissão de Adriano. “O atleta e a direção, e quando digo a direção está inserido o técnico, tiveram o caminho da rescisão do contrato pelo desgaste inevitável com o tempo”, declarou, após treino no México

Um empate é visto com bons olhos, já que na semana que vem acontece o duelo de volta no Pacaembu.

“O empate, depois da vitória passada, não seria uma tragédia. Lógico que o bom resultado é sempre a vitória, mas, por ser fora de casa, empatar não seria ruim”, opinou o goleiro Julio Cesar, citando o triunfo por 2 a 0 sobre o Nacional, na última quarta-feira. O time paraguaio é o terceiro, com três pontos.

A velocidade da bola na altitude de 2.400 m preocupa os brasileiros. “Já tive outras experiências, vim para cá para jogar contra o Pumas, quando estava no Grêmio, e contra o Chivas, pelo Inter. É preciso uma grande atenção na trajetória da bola, com o gramado baixinho, o campo molhado, a velocidade é maior. No tempo da bola aérea tem que ter atenção. Sente um pouco o nariz e a garganta, mas é do jogo”, comentou Tite, sobre os efeitos da altitude.

No Cruz Azul, o atacante colombiano Perea, ex-Grêmio, afirmou que o Corinthians é o adversário mais difícil da chave. “A ideia é seguir somando pontos contra, seguramente, o rival mais difícil do grupo, pelo seu nome e sua história. Vai ser complicado para nós, mas queremos continuar em primeiro lugar e nos manter invictos”, declarou, ao jornal mexicano Estadio.

No Torneo Clausura, o Cruz Azul é apenas o nono colocado, com três triunfos em dez rodadas. “Preocupa, porque ainda não desenvolvemos o nosso futebol. Mas assimilamos rápido esses tropeços e agora pensamos na partida contra o Corinthians”, afirmou Perea, referindo-se ao revés diante do Chivas, no último sábado.

CRUZ AZUL-MEX x CORINTHIANS

Data: 14/3/2012, quarta-feira
Horário: às 22 h (de Brasília)
Local: Estádio Azul, na Cidade do México (MEX)
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Juan B. Ceden e Douglas Bustamante (ambos do EQU)

CORINTHIANS
Julio Cesar; Edenilson, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson
Técnico: Tite

CRUZ AZUL
Corona; Flores, Jair Pereira, Araújo e Cortés; Castro, Gutierréz, Aquinho e Vela; Orozco e Perea
Técnico: Enrique Meza