Topo

Libertadores - 2019

Conmebol freia Flamengo e impede possível inscrição de Adriano na Libertadores

Adriano já foi inscrito pelo Corinthians na Libertadores e não pode defender outro time - Leandro Moraes/UOL
Adriano já foi inscrito pelo Corinthians na Libertadores e não pode defender outro time Imagem: Leandro Moraes/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2012 18h58

Adriano está cada vez mais próximo de retornar ao Flamengo. No entanto, sua participação na Copa Libertadores pelo rubro-negro não será possível. Pelo menos é o que diz a Conmebol. O clube da Gávea se preparava para uma consulta à organização do torneio continental sobre o caso antes mesmo de contratar o jogador. Mas a entidade garantiu ao UOL Esporte que um mesmo jogador não pode ser inscrito por duas equipes diferentes na competição.

Consultado via e-mail sobre o ponto de discórdia entre o clube carioca e a entidade, o diretor de comunicação da Conmebol, Néstor Benítez, ratificou a decisão. "Segundo o regulamento da Libertadores, um jogador inscrito por um clube não poderá ser igualmente inscrito por outro na mesma edição da competição", explicou.

A decisão da Conmebol, no entanto, não desanima o Flamengo. Segundo Rafael De Piro, vice-presidente jurídico do clube, a entidade interpretou de maneira errada o regulamento. Ele diz que um jogador não pode atuar por duas equipes, mas que a inscrição em um segundo time pode ocorrer normalmente já que Adriano nem sequer foi relacionado pelo Corinthians para partidas da Libertadores.

"Fizemos um estudo do caso e vimos que ele pode ser inscrito sem problemas. O regulamento é claro. Ele diz que um jogador não pode atuar por dois times. Atuar é diferente de ser inscrito. O Adriano não foi nem relacionado para os jogos da outra equipe. Entendemos que ele tem condições e vamos fazer uma nova consulta jurídica", disse De Piro.

Mesmo confiante, o dirigente fez questão de ressaltar que um possível impedimento na participação do jogador na Libertadores não atrapalharia o projeto do clube de contratá-lo. Segundo o vice-jurídico, o retorno de Adriano ao Flamengo vai muito além de uma simples disputa da competição sul-americana.

"Independente do que seja resolvido nessa questão da Libertadores, o projeto de trazer o Adriano de volta está mantido. Estamos apenas no começo da temporada e pensamos em muitas coisas para ele. Ainda temos Campeonato Brasileiro e um longo caminho para o jogador percorrer. Vamos ver se ele quer voltar logo também", destacou o dirigente rubro-negro.

Caso a decisão da Conmebol prevaleça e o jogador confirme seu retorno ao Flamengo, Adriano só poderá voltar a vestir a camisa rubro-negra no Campeonato Brasileiro. Isso porque as inscrições para o Campeonato Carioca, competição paralela à Copa Libertadores, se encerraram nesta quinta-feira.