Topo

Libertadores - 2019

Com Fla a um "milagre" da classificação, Corinthians se livra de algozes da Libertadores

Volante Elias é consolado por Vagner Love depois da eliminação do Corinthians em 2010 - Rubens Cavallari/Folha Imagem
Volante Elias é consolado por Vagner Love depois da eliminação do Corinthians em 2010 Imagem: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

05/04/2012 15h49

O Flamengo se complicou, e muito, na Copa Libertadores e precisa de uma difícil combinação de resultados para avançar à próxima fase. Em situação confortável e muito perto da vaga, o Corinthians comemora. Afinal, se os cariocas realmente forem eliminados, a equipe alvinegra não terá seus mais recentes algozes pela frente.

SIMULADOR DA LIBERTADORES

Confira no Simulador da Libertadores a situação de Corinthians e Flamengo na reta final
O Corinthians acumula nove participações na Libertadores e nunca chegou sequer à final. A primeira eliminação foi 1977 e aconteceu ainda na primeira fase. Na segunda queda, em 1991, a queda ocorreu diante do Boca Juniors, ainda vivo na edição de 2012.

Mas os demais algozes não disputam a Libertadores deste ano ou estão dando adeus, como é o caso do Flamengo. A equipe rubro-negra foi responsável por uma eliminação especialmente dolorida para os corintianos, já que levou a melhor justamente em 2010, ano do centenário alvinegro.

Na oportunidade, o Flamengo venceu o jogo de ida das oitavas de final por 1 a 0, no Rio de Janeiro, em partida marcada por uma chuva torrencial que alagou o Maracanã. Na volta, o Corinthians venceu por 2 a 1, mas se deu mal por ter sofrido um gol em casa.

Agora, o Flamengo está prestes a se despedir da Libertadores. A equipe de Joel Santana perdeu de virada para o Emelec por 3 a 2 na última quarta-feira e está na lanterna do grupo 2 com 5 pontos. A uma rodada do fim, o Flamengo precisa vencer o líder Lanús e torcer por um empate entre Olímpia (sete pontos) e Emelec (seis), que brigam por vaga.

 

O cenário complicado fez a torcida rubro-negra se revoltar contra o time, que chegou ao Brasil evitando contato com o público, armado com ovos no aeroporto. O clima interno também esquentou, e a comissão técnica decidiu adiantar a concentração como “castigo” ao elenco.

Assim, se o Flamengo realmente se despedir, deixará o caminho do Corinthians livre de traumas. Os demais algozes da equipe paulista nas últimas participações foram Palmeiras (1999 e 2000), River Plate (2003 e 2006), Tolima (2011) e Grêmio (1996). Esses quatro times não disputam a atual edição da Libertadores.