UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas-noticias/2012/04/25/inter-cita-eliminacao-do-barca-e-historico-do-1-lugar-geral-como-alento-para-avanco.htm
  • Inter cita eliminação do Barça e histórico do 1º lugar geral como alento para avanço
  • 30/09/2014
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
Colorado lembra que time que mais pontua nos grupos jamais foi campeão da América

Colorado lembra que time que mais pontua nos grupos jamais foi campeão da América

25/04/2012 - 09h01

Inter cita eliminação do Barça e histórico do 1º lugar geral como alento para avanço

Jeremias Wernek
Do UOL, em Porto Alegre

A queda do badalado Barcelona na Liga dos Campeões e o histórico do primeiro lugar geral na Libertadores dão esperanças ao Inter na disputa com o Fluminense. Dorival Júnior usou o exemplo da classificação do Chelsea para não dar como favas contadas o cruzamento com o time de melhor campanha na fase de grupos do torneio sul-americano.

  EXEMPLO: QUEDA DO 'IMBATÍVEL' BARÇA

  • Stefan Wermuth/Reuters

    Empate de 2 a 2 de Messi e companhia com o Chelsea, nesta terça-feira, foi citado por Dorival Júnior como exemplo de que nem sempre o apontado como favorito sai vencedor ou classificado

“O futebol não tem lógica, de repente não prevalece o melhor momento. Quando o Chelsea teve um jogador expulso todos imaginavam maior facilidade para o Barcelona. E saíram dois gols do time inglês”, citou o comandante vermelho.

O confronto europeu pode ter relação com a disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Nesta quarta, a partir das 21h50, estarão frente a frente equipes com desempenho totalmente distintos nos seis primeiros jogos do certame.

O Fluminense chega com a melhor campanha, vencendo todas fora de casa. O Inter avançou na última vaga possível, somando apenas oito dos 18 pontos em disputa. E desde que carimbou seu lugar na nova fase, o clube gaúcho defende que a competição passa a ser ‘zerada’. Com enfrentamentos sem favoritos ou vantagens significativas.

“O Inter não é franco-atirador. O Inter é postulante a uma das vagas. Logicamente que queríamos uma campanha melhor, mas a primeira e a última colocação ficam em igualdade agora. Não vejo grande diferença nas equipes que estão nesta fase”, discursou Dorival.

Outro dado que se destaca aos olhos do Internacional é o histórico daquelas equipes que já conseguiram a melhor campanha na primeira fase de outras edições da Libertadores. De 2005 para cá, jamais o time que fez mais pontos em seu grupo foi campeão.

De 2005 para cá, River Plate, Vélez Sarsfield, Santos, o próprio Flu, Grêmio, Corinthians e Cruzeiro fecharam a etapa de grupos no topo da tabela. Mas nenhum deles levantou o troféu. Quem chegou mais perto foi justamente o clube carioca, que na decisão de 2008 perdeu para a LDU nos pênaltis.

           LÍDERES NA FASE DE GRUPOS, MAS SEM A TAÇA; CONFIRA O HISTÓRICO

Ano Melhor campanha Fase até onde chegou Campeão
2005 River Plate Semifinal (eliminado pelo São Paulo) São Paulo
2006 Vélez Sarsfield Quartas de final (perdeu para o Chivas) Internacional
2007 Santos Semifinal (eliminado pelo o Grêmio) Boca Juniors
2008 Fluminense Final (derrotado pela LDU, nos pênaltis) LDU
2009 Grêmio Semifinal (eliminado pelo Cruzeiro) Estudiantes
2010 Corinthians Oitavas de final (perdeu para o Flamengo) Internacional
2011 Cruzeiro Oitavas de final (perdeu para o Once Caldas) Santos

Placar UOL no iPhone