Topo

Libertadores - 2019

Inter cita eliminação do Barça e histórico do 1º lugar geral como alento para avanço

Colorado lembra que time que mais pontua nos grupos jamais foi campeão da América - Neco Varella/Agência Freelancer
Colorado lembra que time que mais pontua nos grupos jamais foi campeão da América Imagem: Neco Varella/Agência Freelancer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/04/2012 09h01

A queda do badalado Barcelona na Liga dos Campeões e o histórico do primeiro lugar geral na Libertadores dão esperanças ao Inter na disputa com o Fluminense. Dorival Júnior usou o exemplo da classificação do Chelsea para não dar como favas contadas o cruzamento com o time de melhor campanha na fase de grupos do torneio sul-americano.

  EXEMPLO: QUEDA DO 'IMBATÍVEL' BARÇA

  • Stefan Wermuth/Reuters

    Empate de 2 a 2 de Messi e companhia com o Chelsea, nesta terça-feira, foi citado por Dorival Júnior como exemplo de que nem sempre o apontado como favorito sai vencedor ou classificado

“O futebol não tem lógica, de repente não prevalece o melhor momento. Quando o Chelsea teve um jogador expulso todos imaginavam maior facilidade para o Barcelona. E saíram dois gols do time inglês”, citou o comandante vermelho.

O confronto europeu pode ter relação com a disputa por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Nesta quarta, a partir das 21h50, estarão frente a frente equipes com desempenho totalmente distintos nos seis primeiros jogos do certame.

O Fluminense chega com a melhor campanha, vencendo todas fora de casa. O Inter avançou na última vaga possível, somando apenas oito dos 18 pontos em disputa. E desde que carimbou seu lugar na nova fase, o clube gaúcho defende que a competição passa a ser ‘zerada’. Com enfrentamentos sem favoritos ou vantagens significativas.

“O Inter não é franco-atirador. O Inter é postulante a uma das vagas. Logicamente que queríamos uma campanha melhor, mas a primeira e a última colocação ficam em igualdade agora. Não vejo grande diferença nas equipes que estão nesta fase”, discursou Dorival.

Outro dado que se destaca aos olhos do Internacional é o histórico daquelas equipes que já conseguiram a melhor campanha na primeira fase de outras edições da Libertadores. De 2005 para cá, jamais o time que fez mais pontos em seu grupo foi campeão.

De 2005 para cá, River Plate, Vélez Sarsfield, Santos, o próprio Flu, Grêmio, Corinthians e Cruzeiro fecharam a etapa de grupos no topo da tabela. Mas nenhum deles levantou o troféu. Quem chegou mais perto foi justamente o clube carioca, que na decisão de 2008 perdeu para a LDU nos pênaltis.

           LÍDERES NA FASE DE GRUPOS, MAS SEM A TAÇA; CONFIRA O HISTÓRICO

AnoMelhor campanhaFase até onde chegouCampeão
2005River PlateSemifinal (eliminado pelo São Paulo)São Paulo
2006Vélez SarsfieldQuartas de final (perdeu para o Chivas)Internacional
2007SantosSemifinal (eliminado pelo o Grêmio)Boca Juniors
2008FluminenseFinal (derrotado pela LDU, nos pênaltis)LDU
2009GrêmioSemifinal (eliminado pelo Cruzeiro)Estudiantes
2010CorinthiansOitavas de final (perdeu para o Flamengo)Internacional
2011CruzeiroOitavas de final (perdeu para o Once Caldas)Santos