Topo

Libertadores - 2019

Tite fica entre experiente Cássio e promissor Danilo Fernandes para substituir Julio Cesar

Técnico Tite deverá anunciar seu escolhido após o treinamento desta sexta-feira - Rubens Cavallari/Folhapress
Técnico Tite deverá anunciar seu escolhido após o treinamento desta sexta-feira Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 06h00

A decisão de Tite em barrar Julio Cesar para o duelo contra o Emelec no Equador, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, criou uma disputa acirrada entre Danilo Fernandes e Cássio pelo posto de goleiro titular do Corinthians no jogo mais importante do ano até o momento.

De um lado, a juventude e todo o potencial de Danilo, do outro a experiência e rodagem internacional de Cássio.

Tite pode manter o mistério até o jogo, que é apenas na quarta-feira, mas o treinador corintiano não costuma deixar questões tão importantes em aberto. Assim, o treino e a entrevista coletiva do técnico desta sexta-feira deverão mostrar quem será o escolhido.

JULIO CESAR É BARRADO E PERDE VAGA

O goleiro Julio Cesar foi informado nesta quinta-feira de que perderia a vaga de titular para o jogo contra o Emelec por conta das falhas na derrota para a Ponte Preta. O técnico Tite ainda não definiu, no entanto, se o goleiro viajará com o elenco para o Equador ou se ficará em São Paulo.

De qualquer maneira, Tite preferiu correr o risco de colocar em campo um atleta sem ritmo de jogo do que manter Julio Cesar em má fase e pressionado pela torcida após as duas falhas na derrota para a Ponte Preta no último domingo, pelas quartas de final do Paulistão.

Dentro da comissão técnica, Danilo e Cássio são vistos de maneiras diferentes, mas ambos de forma positiva. O primeiro tem pouca experiência, mas grande potencial. E mais, não decepcionou quando foi colocado em campo, principalmente no ano passado, quando Julio se machucou e o substituto Renan foi mal em três jogos seguidos e acabou sacado.

Na oportunidade, Danilo entrou na fogueira, mas foi bem em dois jogos complicados, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e contra o Santos, na Vila Belmiro, quando inclusive recebeu elogios de Tite. Nesta temporada, o jovem de 24 anos, atuou em quatro jogos oficias e sofreu cinco gols, além de dois amistosos.

Já Cássio é visto como um jogador com experiência e rodagem internacional por conta dos três anos que passou no PSV, da Holanda, além de convocações para a seleção brasileira sub-20. Pesa contra a falta de ritmo de jogo, já que ele foi pouco utilizado na Europa e jogou apenas uma vez neste ano pelo Corinthians, contra o XV de Piracicaba – vitória de 1 a 0. Os treinos recentes têm agradado à comissão técnica.

O meia Alex demostrou confiança nos dois postulantes à vaga de titular contra o Emelec. “São dois goleiros muito bons. O Danilo é um pouco menos rodada e o Cássio tem a experiência da Europa. O Danilo foi muito bem e surpreendeu a todos quando jogou, passou confiança. Mas o torcedor pode ficar tranquilo pois nossos três principais goleiros são muito bons”, disse.

DUELO DOS GOLEIROS
Danilo Fernandes Cássio
24 anosIdade24
1,88mAltura1,95m
86 kgPeso90kg
10Jogos pelo clube1
Confiança de TitePrósExperiência internacional
Inexperiência em jogos decisivosContrasFalta de ritmo de jogo