Topo

Libertadores - 2019

Boca vence Unión Espanhola no primeiro jogo de duelo que definirá rival de Inter ou Fluminense

Roman Riquelme, do Boca Juniors, celebra gol diante do Unión Española, do Chile - EFE/Leo La Valle
Roman Riquelme, do Boca Juniors, celebra gol diante do Unión Española, do Chile Imagem: EFE/Leo La Valle

Do UOL, em São Paulo

02/05/2012 21h29

O Boca Juniors venceu por 2 a 1 e saiu na frente do Unión Espanhola no duelo pelas oitavas de finais da Copa Libertadores. O adversário de Fluminense ou Internacional na próxima fase sairá deste encontro. O Boca é hexacampeão do torneio continental.

Jogando no estádio La Bombonera, os argentinos começaram o jogo empurrados pela torcida, mas sem conseguir chegar com maior perigo, apenas cercando o adversário. Já os chilenos mostravam certa ousadia e tentavam fugir da pressão, mas também sem muita agressividade.

A partida seguia morna até que, aos 24 minutos, o time de casa abriu o placar em uma bonita triangulação. Pablo Ledesma lançou a bola para Román Riquelme livre do lado esquerdo. Em um lance que não se pode afirmar precisamente se de sorte ou extrema habilidade, o meia encontrou Darío Cvitanich, que devolveu de primeira. Riquelme bateu cruzado com categoria e fez 1 a 0.

Com o gol, o Unión Espanhola resolveu sair mais para o jogo e criou as melhores chances, com um bom toque de bola, característica do futebol chileno.  Aos 35 minutos, Jaime descolou espaço no meio da zaga adversária e quase empatou. Aos 42, Villagra voltou a ameaçar o Boca. Um minuto depois, Erviti deu o troco e quase ampliou para os argentinos.

No segundo tempo, o Unión Espanhola voltou a dominar o meio de campo e criou as melhores chances. Já o Boca parecia acomodado com o resultado e se contentava em defender. O empate veio, então, após uma vacilada da frágil zaga do time argentino. Em um lance iniciado em um lateral no campo do Unión Espanhola, a bola sobrou para Jaime, que aproveitou um "presente" de Franco Sosa e chutou com força no canto direito. 

O Boca partiu para o ataque, empurrado pela sua torcida, e chegou ao gol da vitória com Santiago Silva, que aproveitando cruzamento se antecipou à zaga e, de cabeça, marcou 2 a 1.      

O primeiro jogo do confronto de brasileiros nas oitavas de final da Copa Libertadores entre Internacional  e Fluminense terminou 0 a 0 no estádio Beira-Rio. O segundo duelo ocorre na quinta-feira da semana que vem, no Engenhão.