Topo

Libertadores - 2019

Inter acusa São Paulo de fazer lobby na CBF para travar escalação de Oscar

Oscar na chegada do Inter a Caxias do Sul para a partida final do Gauchão 2012  - Alexandre Lops/Divulgação Internacional
Oscar na chegada do Inter a Caxias do Sul para a partida final do Gauchão 2012 Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Internacional

Jeremias Wernek e Renan Prates

Do UOL, em Porto Alegre e em São Paulo

09/05/2012 06h00

Após mais um dia de insucesso em relação ao caso Oscar, em que não conseguiu a inscrição do meia-atacante na Conmebol para atuar na Libertadores, o Inter diz ter subsídios fortes para acreditar que a conduta da CBF no caso esteja sendo influenciada por uma manobra do presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio nos bastidores, pois o Tricolor trava uma batalha judicial para recuperar os direitos federativos do jogador.

Segundo uma pessoa bastante ligada à cúpula do Inter - que pediu para não ter nome revelado - contou ao UOL Esporte, Juvenal tem ligado reiteradas vezes para o presidente da CBF José Maria Marin e para o mandatário da Federação Paulista Marco Polo del Nero para pedir que a entidade não autorize Oscar a jogar pelo Inter.  

 

O presidente do Inter, Giovanni Luigi, não acusou o São Paulo oficialmente, mas reclamou de pressões externas. O mandatário disse confiar na conduta da CBF sobre o caso.

“Essa é outra história. Quando se é presidente, é presidente de todos. E tenho certeza de que a CBF vai saber utilizar o que é justo e correto. Não deixar estas questões causarem prejuízo. Não pode um clube de futebol fazer pressão tamanha”, declarou para Rádio Gaúcha.

O São Paulo, por sua vez, se defende. Uma fonte com conhecimento do caso e que sabe dos passos do Tricolor na briga para ter Oscar fez a seguinte observação para a reportagem. "Até onde eu sei o Juvenal nunca foi ao Rio de Janeiro para pedir ao Marin esclarecimentos sobre o caso", declarou, se referindo a atitude de Luigi de solicitar audiência com o presidente da CBF apenas para falar sobre o assunto.

Oscar recebeu recentemente um habeas corpus do Tribunal Superior do Trabalho que o libera para atuar “onde bem entender”. Com a autorização em mãos, o Inter conseguiu reativar o contrato dele na CBF e escalá-lo na final contra o Caxias pelo Gauchão no último domingo – o meia-atacante, inclusive, marcou no empate por 1 a 1.

O Inter agora corre contra o tempo para poder receber a autorização da Conmebol para escalar Oscar na Libertadores contra o Fluminense na próxima quinta-feira.

Na tarde desta terça, a CBF remeteu para Conmebol um ofício que cita as duas decisões judiciais recentes do impasse do meia com o São Paulo. E desta forma, transfere a posição final da condição de jogo do atleta para a entidade sul-americana.

O departamento jurídico do Inter é que solicitou a consulta para Conmebol. E esperava uma outra resposta do departamento de registros da CBF para o caso. A entidade paraguaia, diante do documento inócuo enviado do Rio de Janeiro, pediu maiores esclarecimentos. E por esse motivo o Inter acusa o São Paulo de fazer pressão para inviabilizar a inscrição de Oscar.

Oficialmente, a CBF declarou que não poderá se pronunciar sobre o caso até que o presidente Marin retorne da viagem para Zurique. Mas uma pessoa que trabalha lá e conhece dos trâmites do caso corroborou em contato com o Blog do Perrone com a tese do São Paulo de que o Inter está pressionando a entidade. Ainda de acordo com o relato desta fonte, o Colorado queria a autorização da CBF para escalar Oscar para, no futuro, responsabilizá-la em caso de alguma sanção.