Topo

Libertadores - 2019

Árbitro de Corinthians x Vasco estuda jogo de ida na madrugada e nega levar herança de pressão

Leandro Vuaden terá a missão de conduzir a partida decisiva entre Corinthians e Vasco - Neco Varella/freelancer
Leandro Vuaden terá a missão de conduzir a partida decisiva entre Corinthians e Vasco Imagem: Neco Varella/freelancer

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 12h00

Os jogadores de Corinthians e Vasco voltam a campo nesta quarta-feira para decidir uma vaga na semifinal da Copa Libertadores, carregando toda a bagagem emocional do jogo de ida, marcado pela polêmica do gol anulado de Alecsandro. A responsabilidade pela mediação da partida do Pacaembu estará nas mãos de Leandro Pedro Vuaden, árbitro gaúcho que admite estudar tudo a respeito sobre o confronto em seu trabalho de preparação.

Vuaden afirma que, desde que tomou conhecimento de sua escala na última sexta-feira, tem estudado o noticiário referente aos times envolvidos. Na noite de segunda para terça, o gaúcho acompanhou o VT da partida de ida [empate por 0 a 0 em São Januário] para levantar pontos de interesse que possam colaborar na sua atuação no Pacaembu.

"Exploro tudo a respeito do jogo, busco tudo o que é informação, com alguma distancia. Tudo para traçar um plano de atuação. Tive a oportunidade de assistir ao jogo ontem [segunda] de madrugada, na reprise do Fox Sports. Assisti pela segunda vez, porque já tinha visto ao vivo. Você tem a oportunidade de selecionar alguns detalhes de procedimentos, ver algum atrito relacionado a jogadores. Isso ajuda em uma arbitragem preventiva", afirmo o árbitro de 36 anos em entrevista ao UOL Esporte.

Impedimento de Alecsandro gerou polêmica no jogo de ida em São Januário - Reprodução

O homem do apito para a decisão de São Paulo nesta quarta avalia como excelente o desempenho do trio liderado por Sandro Meira Ricci na última quarta-feira. Na partida de ida, o lance mais controverso do jogo aconteceu aos 25min do segundo tempo, quando o auxiliar Alessando Rocha Matos anulou gol do vascaíno Alecsandro, assinalando impedimento do atacante.

O lance em questão foi tão controverso que causou dúvidas até mesmo nas interpretações dos recursos de tecnologia de emissoras de televisão, mecanismos especialistas em resolução deste tipo de jogada.

A polêmica do gol anulado do Vasco motivou reclamação oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, em carta à CBF. Em texto assinado pelo presidente da entidade, Rubens Lopes, o árbitro Sandro Ricci foi descrito como "bem mandado", em insinuação de favorecimento aos paulistas.

Antes do anúncio de Vuaden, o vice-presidente de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, chegou a sugerir a escalação de um árbitro estrangeiro, com o argumento de isolar possíveis interferências externas.

No entanto, apesar de todo este pacote de antecedentes, o árbitro da segunda partida descarta carregar ao gramado do Pacaembu a herança de pressão relacionada ao jogo de ida.

"A arbitragem [de Sandro Ricci] foi muito boa. A TV nos ajuda, mas também nos derruba, é normal. Respeito quem trabalha neste meio e tem recursos a sua disposição. Mas não tem nada desse jogo de quarta para amanhã [quarta-feira]. É um novo jogo de 90 minutos", comenta Vuaden.

Leandro Pedro Vuaden está escalado pela Conmebol como líder do trio que ainda conta com os auxiliares Altemir Hausmann e Carlos Berkenbrock. O árbitro diz que tem trocado observações com seus colegas desde sexta, através de telefonemas e mensagens de e-mail.

"Não dá para abrir mão dessas coisas, esquecer o mundo, só botar o uniforme e entrar em campo. Tem que buscar informações. É fundamental essa conversa com todo o quarteto arbitragem", diz Vuaden, árbitro que tem como fama deixar o jogo correr sem muitas interrupções.

A partida entre Corinthians e Vasco tem início marcado para 22h (horário de Brasília) no Pacaembu. A equipe que vencer assegura vaga na semifinal. O empate com gols favorece os cariocas, enquanto que a igualdade em zero leva a disputa para os pênaltis.