Topo

Libertadores - 2019

Veja cinco motivos para corintianos ou vascaínos acreditarem na classificação

Corinthians e Vasco voltam a se enfrentar nesta quarta-feira pelas quartas de final - Ricardo Cassiano/UOL
Corinthians e Vasco voltam a se enfrentar nesta quarta-feira pelas quartas de final Imagem: Ricardo Cassiano/UOL

Carlos Padeiro e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

23/05/2012 06h05

MOTIVOS PARA ACREDITAR NA CLASSIFICAÇÃO DO CORINTHIANS

Diante de cerca de 35 mil corintianos, a equipe do técnico Tite precisa de uma vitória simples para chegar pela segunda vez na história a uma semifinal de Copa Libertadores. Atual campeão brasileiro, o Timão não dá show, mas é eficiente sob o comando de Tite. Confira cinco motivos para acreditar na classificação do Corinthians na noite desta quarta-feira, no Pacaembu.

PRIMEIRO MOTIVO - FORÇA DA DEFESA DO CORINTHIANS

  • Carlos Padeiro/UOL

    O Corinthians levou apenas dois gols em nove partidas pela Copa Libertadores. Com o goleiro Cássio de titular, foram três jogos sem ser vazado. E o bom desempenho da retaguarda alvinegra não é por acaso. É, sim, uma característica da equipe do técnico Tite. Na conquista do penta brasileiro, em 2011, a defesa do Timão foi a menos vazada, com 36 gols sofridos em 38 rodadas da competição.

SEGUNDO MOTIVO - EFICIÊNCIA DO FATOR PACAEMBU

  • Leandro Moraes/UOL

    O retrospecto do Corinthians no Pacaembu pela Libertadores é de 100%, com quatro vitórias, 12 gols marcados e nenhum sofrido. Além disso, todos os ingressos foram vendidos e a torcida faz campanha nas redes sociais para apoio total durante os 90 minutos, com união entre as organizadas para entoar os mesmos cantos no jogo desta quarta.

TERCEIRO MOTIVO - VASCO É FREGUÊS HISTÓRICO

  • Paulo Whitaker/Reuters

    O Timão tem um retrospecto favorável diante do rival carioca. Um dos maiores títulos da história do clube alvinegro, o Mundial da Fifa de 2000, ocorreu em uma final contra o Vasco (veja foto ao lado). No mata-mata mais recente entre as duas equipes, o time paulista eliminou o Vasco na semifinal da Copa do Brasil de 2009. O mesmo aconteceu na semi da Copa do Brasil de 1995. Em ambos os casos, o Corinthians foi campeão da competição nacional.

QUARTO MOTIVO - CORINTHIANS É O ÚNICO INVICTO DA LIBERTADORES

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Entre os 38 times que iniciaram a Liberadores, contando a fase preliminar, o Corinthians é o único invicto: foram quatro empates e cinco vitórias. No Pacaembu, a última derrota pelo torneio sul-americano ocorreu em 2006. Em 2010, foram quatro triunfos sob o comando de Mano Menezes, apesar da eliminação para o Flamengo nas oitavas de final do torneio.

QUINTO MOTIVO - DESFALQUE DO ZAGUEIRO DEDÉ

  • Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

    Principal jogador do Vasco, o zagueiro Dedé segue machucado e desfalca a equipe carioca no duelo decisivo na capital paulista. Além de ser eficiente na defesa, por isso faz parte dos planos do técnico Mano Menezes para a Copa de 2014, o atleta de 23 anos é perigoso quando vai ao ataque, tanto é que marcou um gol contra o Corinthians no Brasileiro de 2011.

 

MOTIVOS PARA ACREDITAR NA CLASSIFICAÇÃO DO VASCO

Apesar de não contar mais com o técnico Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC, o Vasco tem no comando o seu homem de confiança, Cristóvão Borges, e manteve a base do time que foi campeão da Copa do Brasil e vice do Brasileirão em 2011. Confira cinco motivos para acreditar na classificação do Vasco na noite desta quarta-feira, no Pacaembu.

PRIMEIRO MOTIVO - SEMELHANÇA COM O TÍTULO DE 1998

  • Américo Vermelho/Folha Imagem

    O Vasco e sua torcida acreditam muito na semelhança da campanha atual com a de 1998, ano em que o time subiu ao topo da América. Classificação em segundo lugar no grupo durante a primeira fase, equipe argentina eliminada (Lanús), e adversário brasileiro nas quartas. Na ocasião, o Cruzmaltino superou Cruzeiro, Grêmio e River Plate antes da esperada decisão do torneio continental.

SEGUNDO MOTIVO - LEMBRANÇAS DA COPA DO BRASIL

  • Américo Vermelho/Folha Imagem

    O Vasco foi muito bem na competição nacional do ano passado. Conquistou um título após oito anos de jejum. O triunfo foi alcançado sempre decidindo fora de casa. Nos bastidores, comissão técnica e jogadores apostam no bom retrospecto e na ordem do mando de campo. A costumeira boa performance fora de São Januário anima na missão de assegurar a vaga.

TERCEIRO MOTIVO - DESEMPENHO DO CORINTHIANS NA LIBERTADORES

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    Os vascaínos apostam no "fraco" desempenho do Corinthians nas edições da Libertadores para eliminar o dono da casa. Para eles, o time paulista não vai bem em mata-mata e a pressão pelo título inédito sempre atrapalha. Durante os últimos dias, os jogadores conversaram sobre aproveitar a pressão contrária no Pacaembu. A ansiedade corintiana pode ser a grande aliada na "decisão".

QUARTO MOTIVO - VASCO É O TIME DOS GOLS FORA DE CASA

  • AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI

    O Vasco marcou gols fora de casa em todos os jogos da Libertadores. O bom retrospecto vai além. O time só deixou de balançar as redes em uma partida na temporada, justamente contra o Corinthians, em casa. O bom momento vivido pelo atacante Alecsandro é mais uma possibilidade para balançar a rede adversária. Em caso de um gol, o Vasco obriga o Corinthians a marcar duas vezes.

QUINTO MOTIVO - FORÇA DA BOLA PARADA DE JUNINHO PERNAMBUCANO

  • Ricardo Cassiano/UOL

    Experiente e eficiente nas bolas paradas, o meia Juninho é uma das principais esperanças do time do Vasco. As melhores jogadas da equipe costumam sair dos seus pés. No último treino, o camisa 8 executou cobranças de falta e mostrou que está em dia nos cruzamentos durante a estreia do Brasileirão, quando colocou a bola na cabeça de Alecsandro na vitória sobre o Grêmio por 2 a 1.