Topo

Libertadores - 2019

Em duelo histórico, Corinthians e Santos fazem 1º clássico sul-americano em 99 anos

Um dos duelos aguardados para o clássico será entre o atacante Neymar e o volante Ralf - Fernando Donasci/UOL
Um dos duelos aguardados para o clássico será entre o atacante Neymar e o volante Ralf Imagem: Fernando Donasci/UOL

Carlos Padeiro e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/06/2012 06h01

Clássico mais antigo do futebol paulista, que já decidiu um Brasileiro e cinco edições do Estadual, Santos e Corinthians são rivais há 99 anos e pela primeira vez se enfrentam na Copa Libertadores. O duelo de ida pela semifinal ocorre nesta quarta-feira, às 21h50, e reúne o atual campeão continental e o atual campeão brasileiro. Nunca antes as duas equipes se enfrentaram por um torneio sul-americano.

Vários são os ingredientes para esquentar a partida. Um deles é a pressão da Vila Belmiro, onde o Corinthians foi recepcionado com rojões e ovos na última terça (nada que atrapalhasse o treino de reconhecimento do gramado). O clima hostil na Baixada seguiu pela madrugada, com rojões e bombas nas proximidades do hotel onde a delegação da capital se hospedou.

No lado santista, o mistério sobre a presença de Paulo Henrique Ganso pautou os últimos dias. O camisa 10 foi submetido a uma artroscopia no joelho direito e se recuperou rapidamente. Treinou com bola nos dois últimos dias e aguarda um aval final dos médicos para reforçar o time de Muricy Ramalho e compor a dupla de astros com Neymar.

“Sonhei com esse dia e sonhamos com vitória, sem placar específico. São 180 minutos, o importante é vencer sem tomar gols, levar a vantagem para o segundo jogo. Esse ano jogamos de oito a nove partidas [na Vila], vencemos todas, esperamos regularidade para jogar de igual para igual em São Paulo”, comentou o goleiro Rafael, que volta da turnê pelos Estados Unidos com a seleção brasileira.

Sem craques, a equipe do técnico Tite tem no conjunto a sua principal força. É um time competitivo, que dificilmente sofre gols - levou apenas dois em dez partidas pela Libertadores. O volante Paulinho, autor de três gols no torneio continental, é o grande destaque e estará em campo.

O Timão é o único invicto na competição sul-americana. “O Corinthians faz a melhor campanha, tem o melhor saldo, são seis vitorias, quatro empates, e é a equipe mais disciplinada, compete com lealdade”, enumerou Tite.

O treinador gaúcho fala em atacar na Vila e não apenas se defender. “A nossa equipe precisa jogar bem, fazer uma grande partida tecnicamente, depois neutralizar o Neymar e as ações do Santos”, ponderou.
 
O Peixe tenta chegar a mais uma final de Libertadores na busca pelo tetracampeonato, enquanto o Timão nunca disputou uma decisão - a semifinal de 2000, contra o Palmeiras, foi o mais longe que conseguiu atingir.
 
SANTOS X CORINTHIANS

Data: 13/6/2012, quarta-feira
Horário: às 21h50 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Transmissão na TV: Globo e Fox Sports
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (SC) e Roberto Braatz (RS)
 
Santos
Rafael, Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano, Ganso e Neymar; Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho
 
Corinthians
Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Emerson Sheik
Técnico: Tite