Topo

Libertadores - 2019

Sem ingressos, torcedores do Corinthians assistem à semi na Vila com aval da PM e clube

Funcionário do Santos negociou com a Policia Militar a liberação dos torcedores - Vitor Pajaro/UOL
Funcionário do Santos negociou com a Policia Militar a liberação dos torcedores Imagem: Vitor Pajaro/UOL

Lucas Tieppo e Vitor Pajaro

Do UOL, em São Paulo*

15/06/2012 06h00

A Vila Belmiro recebeu 14.788 torcedores para o jogo da última quarta-feira entre Santos e Corinthians, pela semifinal da Copa Libertadores. A contagem divulgada pelo sistema de som, no entanto, poderia ser maior se fossem contados os corintianos que entraram no estádio sem ingresso já durante a partida. Tudo com o aval da Polícia Militar e de funcionários do Santos.

UOL Esporte acompanhou a chegada dos oito ônibus que saíram de São Paulo com torcedores das organizadas Camisa 12 e Gaviões da Fiel. Com alguns tumultos, deficientes barrados e muito empurra-empurra, todos que tinham ingresso em mãos conseguiram entrar, mas em seguida cerca de 30 torcedores negociaram permissão para assistir a partida das arquibancadas.

Um funcionário do clube que parecia organizar a entrada dos corintianos reuniu-se com um representante da torcida e permitiu a entrada de 12 torcedores. Sem ingresso, eles passaram pela revista dos policiais e após a liberação da policial militar Vanusa foram autorizados a entrar sem passar pela catraca. De 12 previamente combinado, o número subiu para 20.

Em contato com o UOL, a PM disse apenas que cumpria ordens do funcionário do clube, que não foi identificado, e que a autorização para entrar no estádio não dependia dela. Depois, alegou que alguns torcedores portavam ingresso do portão 26, destinado aos santistas, e por isso foram autorizados a entrar pelo portão 21.

De fato, o problema dos corintianos com ingressos para o setor dos santistas aconteceu e eles ganharam permissão para entrar pelo portão 21. Mas os próprios corintianos que esperavam a autorização confirmaram que desceram a serra sem ingresso e tentariam entrar na Vila Belmiro de algum jeito. Um deles até revelou uma de suas táticas.

"Na hora do empurra-empurra, você vai bem coladinho no cara da frente e entra no giro da catraca. Se não fosse aquele cara ali, eu já estava lá em cima", contou, após ver seu plano ir por água abaixo. "Agora vamos esperar, porque o mano ali está tentando um esquema". No fim, assim como outros 10 torcedores, ele não conseguiu entrar.

A entrada dos torcedores sem ingressos foi capturada pela reportagem. (assista o vídeo)

 

A renda bruta da partida foi de R$ 969.701,00 e o que ocorreu no portão 21 abre precedente para que o caso se repita em outras entradas.

Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa do Santos se posicionou sobre o caso e repetiu a versão da policial, admitindo que “houve uma série de torcedores corintianos que adquiriram ingressos no portão 26 e que por razões de segurança, a PM e os funcionários do Santos decidiram remanejar estes torcedores corintianos para o portão onde estava a torcida do Corinthians.

O clube, no entanto, não comentou sobre os torcedores que entraram sem ingressos e também não identificou os funcionários que permitiram o acesso. 

A assessoria de imprensa da Polícia Militar também foi procurada e disse que cuida apenas da segurança dos torcedores, mas a fiscalização e o recolhimento dos ingressos é de responsabilidade dos "controladores de acesso", contratados pelo Santos, enquanto Corinthians preferiu não se posicionar sobre o ocorrido. 

Cerca de 600 torcedores corintianos ocuparam o setor destinado aos visitantes e 400 deles partiram de São Paulo para Santos de ônibus, escoltados pela polícia, e chegaram ao estádio já com a bola rolando. Muitos deles, nem viram o gol de Émerson Sheik.

Todos os ingressos (600 no total) cedidos pelo Santos ao Corinthians foram repassados a sócios do clube e membros das torcidas organizadas

*Atualizado às 19h