Topo

Libertadores - 2019

Calejado em decisões, Neymar confia em reviravolta e busca oitava final pelo Santos

Em jogos eliminatórios pelo Santos, Neymar obteve 5 conquistas e sofreu 4 decepções - Danilo Verpa/Folhapress
Em jogos eliminatórios pelo Santos, Neymar obteve 5 conquistas e sofreu 4 decepções Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/06/2012 06h00

Neymar já está calejado em ser o protagonista do Santos em jogos decisivos e demonstra estar confiante em reverter à vantagem do Corinthians nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela semifinal da Copa Libertadores da América.

O currículo do jogador impõe respeito ao arquirrival. Apesar de ter apenas 20 anos, o camisa 11 tem nada menos que sete finais em sua carreira desde que estreou na equipe profissional do Santos em 2009. O craque, inclusive, não esconde que sonha em pegar o Boca Juniors em uma hipotética decisão na Libertadores deste ano.

“Espero fazer história novamente. O sonho continua (decisão com o Boca). Para quem não entendeu o que eu falei, eu disse que uma possível final contra o Boca seria muito bonita. Disse que primeiro precisaríamos passar pelo Corinthians”, afirmou Neymar.

O retrospecto de Neymar em jogos eliminatórios aponta equilíbrio. O craque santista conquistou cinco títulos e sofreu quatro decepções. O camisa 11 do Santos brilhou nas campanhas dos títulos do tricampeonato paulista - em 2010, 2011 e 2012, da Copa do Brasil de 2010 e da Copa Libertadores da América do ano passado.

As primeiras decepções aconteceram em 2009. Em seu primeiro ano como profissional, Neymar foi eliminado pelo CSA, de Alagoas, na Copa do Brasil, e foi derrotado na final do Campeonato Paulista para o Corinthians de Ronaldo.

No ano seguinte, Neymar e Santos foram eliminados pelo Avaí na Copa Sul-Americana de 2010. No entanto, a maior decepção aconteceu no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão, quando os santistas foram goleados pelo Barcelona, da Espanha, por 4 a 0, em dezembro de 2011.

Calejado em jogos importantes, o craque encara as criticas de que está desgastado fisicamente com naturalidade antes da partida decisiva contra o Corinthians.

“Não estou cansado, não estou morto. É importante para a minha carreira, para meu currículo, essa partida. Como já falei, não vai faltar luta, vamos buscar o jogo inteiro. Amanhã é outra história, outro jogo. Não estou nervoso, estou bem tranquilo”, disse.