Topo

Libertadores - 2019

"Vi hoje e dei risada", diz bandeirinha sobre desenho de círculo no gramado

Altemir Hausmann, auxiliar de arbitragem, que esteve na Copa de 2010 - Caio Guatelli/Folhapress
Altemir Hausmann, auxiliar de arbitragem, que esteve na Copa de 2010 Imagem: Caio Guatelli/Folhapress

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

21/06/2012 15h25

Protagonista de uma cena inusitada no empate entre Corinthians e Santos, quando entrou no gramado e desenhou um círculo com um spray para indicar a distância da barreira santista numa cobrança de falta, o bandeirinha Altemir Hausmann diz que viu o lance na internet e deu risada. “Realmente, não é normal aquilo, mas está na regra. Vendo achei engraçado”, disse o auxiliar em entrevista ao UOL Esporte.

Hausmann revelou que foi acordado nesta quinta-feira com uma ligação do seu sobrinho comentando o lance. “Ele me contou que já tinha virado febre na internet e brincou comigo”, contou o bandeirinha, que ouviu ainda gozações de colegas de profissão. “Teve um árbitro que mandou uma mensagem dizendo que eu devia ter escrito te amo para a minha esposa”, completou rindo.

Apesar de admitir que a sua atuação no lance foi um pouco exagerada, Hausmann defende o que fez. “Na hora foi a medida que eu tinha para evitar que os santistas não respeitassem a distância de 9,15 m. Se não fizesse isso, a falta não ia ser cobrada e ia acabar dando uma briga generalizada”, explicou.

O lance irritou os jogadores santistas, principalmente o capitão do time, Edu Dracena, que questionou também a marcação da falta. “O Edu veio falar comigo, reclamou e eu respondi: 'você fez uma falta aqui na minha frente e quer que eu não marque? Nem no meu jogo de veterano em Estrela faço uma falta daquelas”, ironizou. 

Aos 43 anos, com uma Copa do Mundo no currículo, o bandeirinha já planeja se aposentar. Em 2010, esteve no Mundial da África do Sul como auxiliar de Carlos Simon. “Vou parar em breve, mas antes queria chegar a marca de mil jogos”, diz Hausmann, que contabiliza 938 partidas na carreira. Repetir o lance do círculo no gramado nos jogos que restam? “Não, não. Espero não precisa mais fazer isso”, responde rindo.