Topo

Libertadores - 2019

Em duelo de técnicos, treinador do Boca é tri vice e Tite nunca perdeu para argentinos

Tite não perdeu para times argentinos e Falcioni tenta apagar três derrotas em finais - Arte/UOL
Tite não perdeu para times argentinos e Falcioni tenta apagar três derrotas em finais Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 16h00

O Boca Juniors é um dos times mais vencedores da história da Libertadores, com seis títulos, mas tem no banco de reservas um pé frio na competição continental. O técnico Julio César Falcioni foi três vezes vice-campeão do torneio quando era goleiro do América de Cali na década de 1980 em três decisões seguidas e tenta apagar seu passado sombrio a partir desta quarta-feira, na decisão com o Corinthians.

Além de ser semifinalista outras duas vezes, o treinador, como goleiro do time colombiano, foi vice-campeão em 1985, quando perdeu para o Argentino Juniors, em 1986, derrotado pelo River Plate, e em 1987, quando caiu para o Peñarol. “A última foi a mais dolorosa”, disse Falcioni, ao site de Fifa.

Falcioni é o jogador argentino com o maior número de partidas na Libertadores, com 77 jogos. A estreia aconteceu em 1980, pelo Vélez Sarsfield.

Como treinador, esta é a terceira Libertadores. Antes, disputou duas vezes pelo Banfield, da Argentina, e parou nas quartas de final, em 2003, e nas oitavas de final, em 2009.

Do lado corintiano, Tite faz sua primeira final de Libertadores, mas tem ótimo retrospecto contra times argentinos. Em dez jogos, são oito vitórias e dois empates. E dois triunfos são justamente contra o Boca, rival desta quarta.

Em 2008, quando comandava o Internacional, Tite derrotou os argentinos no Beira-Rio e em La Bombonera, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, que conquistou em uma final com o Estudiantes.