Topo

Libertadores - 2019

Equipe de desacreditados pode ratificar volta por cima e dar título histórico ao Corinthians

Corinthians tem time formado por atletas pouco badalados, cuja força está no coletivo - Leonardo Soares/UOL
Corinthians tem time formado por atletas pouco badalados, cuja força está no coletivo Imagem: Leonardo Soares/UOL

Carlos Padeiro,

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 06h01

Nada de Ronaldo, Roberto Carlos ou Adriano. Tampouco Tevez, Marcelinho Carioca, Rincón ou Vampeta. Isso só para citar algumas estrelas que passaram recentemente pelo Corinthians ou viraram ídolos com conquistas no passado, porém não ganharam a Copa Libertadores.

A equipe que pode dar ao Timão o mais cobiçado título da América é formada por jogadores que viveram fases conturbadas e tiveram que dar a volta por cima com a camisa alvinegra.

Confira a trajetória dos 11 titulares escalados por Tite para encarar o Boca Juniors, nesta quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu:

  • Cássio: Aos 25 anos, o goleiro enfim tem uma sequência como titular em um time grande. Revelação do Grêmio na época de Mano Menezes, Cássio ficou escondido na Holanda. Chegou ao Corinthians como terceira opção para o gol, mas aproveitou as falhas de Julio Cesar para ser escalado e virar peça fundamental da equipe.

  • Alessandro: Lateral sofreu com seguidas lesões musculares e foi mal em algumas partidas, gerando desconfiança por parte da torcida. A má fase culminou com a reserva, pois o volante Edenilson agradou improvisado no setor. Alessandro voltou quando Edenilson se machucou e recuperou o bom futebol.

  • Chicão: Zagueiro virou ídolo da torcida pelas boas atuações desde 2008, na Série B. Entretanto, entrou em má fase no ano passado, virou reserva e deixou a concentração, fato que irritou a diretoria e Tite. Esse ano, voltou a jogar porque Paulo André e Wallace se machucaram e formou um paredão na zaga ao lado de Castán.

  • Leandro Castán: Quando o ex-capitão Willian se aposentou, no final de 2010, Tite insistia no pedido: precisamos de um zagueiro. A diretoria sofria para encontrar alguém no mercado e Castán recebeu sua chance. O beque não só deu conta do recado como virou o principal nome da defesa alvinegra e está a caminho da Europa.

  • Fábio Santos: Um dos culpados pela derrota do São Paulo na Libertadores de 2004, para o Once Caldas, Fábio Santos rodou por diversos clubes, como Cruzeiro, Santos e Grêmio. Chegou ao Corinthians para ser reserva de Roberto Carlos, mas tomou conta da lateral após a saída do astro canhoto.

  • Ralf: Natural de São Paulo, Ralf tentou a sorte no futebol no Maranhão, onde diz ter passado fome quando defendia o Imperatriz e quase desistiu da carreira. Foi contratado pelo Corinthians como uma aposta em 2010, virou o dono da camisa 5 e um dos principais volantes do país, alcançando a seleção brasileira.

  • Paulinho: Tentou a sorte até no leste europeu (na Lituânia e Polônia) antes de ganhar destaque no Bragantino e ser contratado como aposta pelo Corinthians. Assim como Ralf, tomou conta do meio-campo e chegou à seleção brasileira. Virou um volante artilheiro e, para muitos torcedores, é o principal jogador do time.

  • Alex: Principal reforço do Corinthians em 2011, custando 6 milhões de euros aos cofres alvinegros, o meia de 30 anos teve atuações abaixo do esperado e ouviu críticas de torcedores. Sofreu também com algumas lesões e virou reserva, até recuperar a titularidade nas oitavas de final e não sair mais do time.

  • Danilo: Dentro do próprio Corinthians, pessoas influentes dizem que Danilo foi o jogador mais vaiado nos últimos três anos, desde que chegou ao clube em 2010. Nesta Libertadores, porém, o ex-são-paulino enfim conquistou os torcedores. Marcou quatro gols no torneio e é homem de confiança de Tite.

  • Jorge Henrique: Contratado junto com Ronaldo, mas obviamente sem o mesmo status, Jorge Henrique virou xodó da torcida, porém caiu de rendimento em 2011, quando acabou na reserva. Seu nome foi cotado para ser moeda de troca na negociação por Montillo, mas ele ficou e é tido como uma peça importante taticamente.

  • Emerson Sheik: Saiu do Flu pelas portas do fundo, depois de cantar o hino do Fla no ônibus. No seu início pelo Corinthians, demorou para brilhar, porque foi escalado como centroavante, sendo que prefere ser um atacante pelas pontas. Após algumas lesões, enfim mostrou um futebol ousado, com dribles que conquistaram a torcida.