Topo

Libertadores - 2019

Corinthians quebra a taça da Libertadores menos de um mês depois da conquista histórica

Taça sem o mini jogador que ficava no topo; clube guardou o jogador e colou - Montagem - Arte UOL
Taça sem o mini jogador que ficava no topo; clube guardou o jogador e colou Imagem: Montagem - Arte UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

31/07/2012 09h55

O troféu da Libertadores, que está sob posse do Corinthians desde 4 de julho, sofreu danos na parte superior. O pequeno jogador que ficava na taça "descolou". O UOL Esporte apurou que a taça foi danificada durante o transporte, quando foi tirada do memorial para uma visita, há duas semanas. O troféu foi levado para eventos fora do clube, como na sede da torcida Gaviões da Fiel e em uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o conserto, que aconteceu na última terça-feira, o clube recebeu uma caixa da Conmebol, dona do troféu, para transportá-lo com mais segurança.

MADE IN BRASIL

  • Desde 2006, a taça da Libertadores é fabricada em Porto Alegre pelo empresário Nilmar Tomasi. “Eu fiz uma réplica para o Internacional e surgiu o convite para produzir as taças para a Conmebol”, conta.
    O troféu é feito em bronze e é banhado com prata e tem uma base de madeira. Ele tem 76 cm de altura e custo aproximado de R$ 15 mil reais.

O clube paulista restaurou a taça na terça-feira e devolverá o objeto à Conmebol com o mini atleta presente. Posteriormente, foi feito o processo de soldagem, ligando o mini jogador novamente na taça continental.

Devido à colagem do mini atleta, a taça deixou de ser exposta na terça no Memorial do Clube. Quando houve o dano, o pequeno jogador foi guardado pelo clube.

“Fiquei sabendo que quebrou a taça, mas deve ser meio que normal, até porque não é a primeira vez que acontece. Uma vez o jogador do Real Madrid deixou cair a taça [da Copa do Rei]. Me parece que deixou cair do ônibus. Só de saber que já aconteceram outras vezes, então é normal. E já consertou. Está beleza”, disse o lateral Fábio Santos, nesta terça-feira.

Desde que o Corinthians conquistou o título da Libertadores, a taça passou a ser utilizada em diversos eventos comemorativos, entre eles para apresentar ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O material também foi exibido em festas com presença de torcedores de uniformizadas.

A posse da taça da Libertadores não é definitiva. O Corinthians terá de entregar o troféu à Conmebol em agosto, ficando com uma réplica, que será colocada no Memorial do Clube.

Há três semanas exposta no Parque São Jorge, a taça já foi visitada por mais de 17 mil torcedores, segundo informou o Corinthians.

A atual taça da Libertadores foi fabricada há seis anos. O troféu original, que era entregue aos vencedores do torneio desde a década de 1970 foi destruído em 2004 durante a comemoração do título do Once Caldas. “Pensei que a taça era compacta, mas estava toda remendada com um cabo e cola. De repente, enquanto estava com ela nas mãos, a bola se abriu e caiu no chão. Eu arrebentei a taça”, admitiu o atacante Henry Alcázar, em entrevista à revista Soho, da Colômbia.