Topo

Libertadores - 2019

Cuca enaltece "inteligência" de R10 na estreia com vitória do Atlético-MG na Libertadores

Ronaldinho (comemorando  o gol com Jô) foi mais uma vez decisivo para o Atlético-MG - Marcus Desimoni/UOL
Ronaldinho (comemorando o gol com Jô) foi mais uma vez decisivo para o Atlético-MG Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

14/02/2013 06h15

Ronaldinho Gaúcho disse que teve sorte e não malandragem no lance em que recebeu a bola livre, após cobrança de lateral de Marcos Rocha, para deixar Jô em condições de marcar o primeiro gol na vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, por 2 a 1, no Independência. A fala do camisa 10 atleticano, no entanto, parece não ter convencido o técnico Cuca, que destacou a inteligência do seu jogador.

Para Cuca, Ronaldinho Gaúcho foi decisivo na vitória do Atlético-MG, bastante valorizada pelo treinador, especialmente por ter sido diante do São Paulo. “Ronaldo fez a diferença em dois lances, ele pensa, é inteligente, claro que não pode cobrar dele algumas situações, como marcar, mas é um cara diferenciado, de muita qualidade, mas a gente pede para ele passar a linha da bola e vem fazendo isso”, disse Cuca.

Em um dos lances em que fez a diferença, Ronaldinho Gaúcho aproveitou um descuido dos adversários. Quando houve paralisação do jogo para atendimento ao atleticano Júnior César, machucado, Ronaldinho Gaúcho aproveitou a breve pausa, se aproximou de Rogério Ceni dentro da grande área, tomou um gole de água e ficou por ali mesmo.

Com o reinício de jogo autorizado rapidamente, o camisa 10 ficou sem nenhuma marcação, à frente da linha de zagueiros, e recebeu a bola vinda de uma cobrança de lateral. Não há impedimento nesse tipo de jogada. Sozinho, ele cruzou para Jô que, no meio de dois são-paulinos, empurrou para abrir o placar.

Ronaldinho Gaúcho, que usou pela primeira vez a camisa dez pelo Atlético, “incorporou” o número e foi mastro atleticano em campo, passando tranquilidade para o time e armando as principais jogadas, além de ter sido novamente o dono da bola parada.

“Não, foi sorte mesmo. Fui limpar a boca. Quando fui ver já estava a jogada, a bola já estava comigo e pude dar prosseguimento no lance”, afirmou Ronaldinho Gaúcho, explicando o lance da assistência para o primeiro gol atleticano.

“Ali é tipo de jogada que sempre tem a freada do zagueiro. É uma jogada perigosa. Tem que estar preparado para aproveitar o vacilo da zaga e sempre continuar a jogada”, comentou o líder do Atlético, dentro de campo, na vitória no primeiro jogo do alvinegro mineiro na Libertadores 2013.

Mais uma vez, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho voltou a ser protagonista com a camisa do Atlético-MG em um jogo de grande importância e destaque. Assim como aconteceu nas partidas contra Cruzeiro, Vasco e Fluminense, no Brasileirão de 2012, o camisa dez foi decisivo diante do São Paulo.

Ronaldinho Gaúcho deu duas assistências para os gols do Atlético, marcados por JÔ e Réver. Além disso, o jogador acalmou o time em campo, articulou os principais jogadas do time e mostrou toda vontade e motivação por estar disputando a Libertadores, título que não conta em seu currículo.

No Brasileirão de 2012, Ronaldinho Gaúcho “roubou a cena” nos principais jogos do Atlético. Contra o Vasco, no primeiro turno, foi dele o passe para o gol da vitória marcado por Jô. Contra o Cruzeiro, no primeiro turno, o atleta assinalou o seu mais belo gol, driblando dois marcadores e arrancando do meio de campo. O jogo terminou empatado em 2 a 2. No returno, as vitimas foram o Fluminense, na vitória alvinegra por 3 a 2, no Independência e Figueirense, na goleada de 6 a 0, quando o então camisa 49 marcou três gols e deu duas assistências.

Diante do São Paulo, nesta quarta-feira, Ronaldinho mais uma vez foi bastante procurado pelos companheiros. Segundo o Datafolha, O jogador recebeu 27 bolas, sendo que foi desarmado seis vezes apenas. Além disso, o camisa dez deu 24 passes certos durante os 90 minutos que esteve em campo.