Topo

Libertadores - 2019

Governo brasileiro aciona embaixada na Bolívia para dar assistência a torcedores detidos

Torcedores do San José também usaram sinalizadores durante jogo com o Corinthians - AP Photo/Juan Karita
Torcedores do San José também usaram sinalizadores durante jogo com o Corinthians Imagem: AP Photo/Juan Karita

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/02/2013 11h57

A morte de um garoto boliviano e a prisão de torcedores corintianos na Bolívia já virou um assunto de Estado no Brasil. Nesta manhã, o MRE (Ministério das Relações Exteriores) acionou a embaixada brasileira na Bolívia para que o órgão preste toda a assistência consular cabível aos 12 brasileiros detidos na cidade de Oruro, suspeitos de matar um jovem torcedor do San José durante a partida contra o Corinthians na noite de quarta-feira.

O ministro conselheiro da embaixada do Brasil na Bolívia, Eduardo Saboia, disse ao UOL Esporte que o vice-cônsul e um advogado já foram enviados a Oruro. A embaixada do Brasil fica em La Paz, a 226 quilômetros de Oruro. Portanto, segundo Saboia, até o início desta tarde o governo brasileiro já deve estar a par de todas as informações a respeito dos brasileiros detidos.

De acordo com a polícia da Bolívia, os 12 torcedores presos estariam envolvidos no lançamento de um sinalizador que matou Kevin Beltrán Espada, de 14 anos. Kevin foi atingido no olho pelo sinalizador, chegou a ser atendido por médicos, mas morreu.

Saboia lamentou o incidente. “Prestamos nossa solidariedade à família do garoto”, disse ele. “Um incidente como esse não combina com o futebol.”

Ele também garantiu que o governo no Brasil vai trabalhar para que os brasileiros suspeitos sejam tratados dignamente na Bolívia e tenham todo direito de se defender das acusações. “Prestamos a assistência necessária para garantir que todos os brasileiros presos na Bolívia tenham amplo direito à defesa segundo determina o processo legal”, disse.

O ministro conselheiro da embaixada só ressaltou que o Brasil não vai, a princípio, defender os brasileiros detidos. Vai só resguardar os direitos dele garantidos na lei da Bolívia.

“Não somos advogados de brasileiros”, disse Saboia. “Queremos é garantir que o incidente tenha uma apuração correta e que os brasileiros tenham um tratamento correto também.”

Veja abaixo os nomes dos 12 brasileiros detidos na Bolívia. A lista foi divulgada pela polícia boliviana:

Leandro Silva de Oliveira, de 21 anos
Tadeu Macedo Andrade, de 30 anos
Reinaldo Coelho, de 35 anos
José Carlos da Silva Junior, de 20 anos
Marco Aurélio Nefeire, de 31 anos
Daniel Silva de Oliveira, de 27 anos
Hugo Nonato, de 27 anos
Clever Souza Clous, de 21 anos
Cleuter Barreto Barros, de 24 anos
Fábio Neves Domingos, de 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo, de 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, de 27 anos