Topo

Libertadores - 2019

Tribunal diz que Corinthians pode ser punido por morte de torcedor, mas não crê em exclusão

Kevin Douglas Beltran Espada, boliviano morto em jogo do Corinthians na Libertadores - Reprodução/Facebook/Kevin Douglas Beltran Espada
Kevin Douglas Beltran Espada, boliviano morto em jogo do Corinthians na Libertadores Imagem: Reprodução/Facebook/Kevin Douglas Beltran Espada

José Ricardo Leite*

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 11h34

O Corinthians pode ser punido pela morte do torcedor boliviano de 14 anos na partida desta quarta-feira contra o San José em Oruro, na Bolívia, Mas a equipe dificilmente será excluída da Copa Libertadores de 2013. Esta é a opinião de um dos membros do tribunal da Conmebol (Confederação Sul-Americana de futebol) que irá julgar o caso.

VEJA O MOMENTO DO LANÇAMENTO DO SINALIZADOR

“A exclusão é mais em casos de ações do próprio clube, como corrupção ou abandono de campo. Por ato da torcida é improvável”, falou o membro do tribunal, que pediu para não ser identificado. Ele, entretanto, acredita que existe a possibilidade de punições referente à torcida, como a perda de mando de campo ou a obrigação de jogar em portões fechados.

A punição aplicada pela Conmebol aos envolvidos no episódio que resultou na morte do torcedor boliviano será decidida por um tribunal de disciplina da entidade após analisar o que foi relatado pelo delegado da partida. A confederação criou o Tribunal de Disciplina e Câmera de Apelações este ano para resolver questões de disciplina nos jogos, infrações e condutas antidesportivas a pedido da Fifa.

A comissão é formada por cinco membros, sendo um deles o brasileiro Caio Rocha,  vice-presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Caio não poderá participar da decisão por ser brasileiro e ter ligação com uma das partes envolvidas. O comitê será dirigido pelo uruguaio Adrian Leiza, vice-presidente. Caso haja um empate de dois votos, será Leiza quem definirá a punição.

Ainda não foi entregue para a Conmebol o relatório do jogo pelo delegado da partida. Em comunicado do assessor Néstor Benitez, a entidade disse apenas que a questão cabe à comissão disciplinar, que não recebeu informações oficiais sobre o “lamentável” assunto.

O representante do tribunal afirmou que o prazo para o julgamento é "curto" para que a punição seja aplicada ainda durante a atual edição da Libertadores. O trâmite é os membros do tribunal receberem a súmula e relatório da partida e analisarem. Depois disso, instalam procedimento discplinar e notificam as partes envolvidas para que montem sua defesa.

Hildo Nejar, representante brasileiro na Conmebol, foi procurado pela reportagem e afirmou que somente a comissão mesmo pode decidir que tipo de punição será aplicada. Mas diz não crer em algo punitivo para os clubes.

“Eu não posso antecipar o que eu não sei. Somente esse tribunal pode decretar o que vai ocorrer. O delegado vai encaminhar o que viu e vão analisar. Mas no meu entendimento problema de torcida é uma questão de segurança nacional. Quem tinha que evitar isso era a polícia boliviana. Mas quem tem que definir isso é o tribunal”, falou Nejar.

*Colaborou Bruno Freitas