Topo

Libertadores - 2019

Sinalizador que matou torcedor atinge 300 km/h e não dispara acidentalmente, diz especialista

Foguete manual estrela vermelha com paraquedas que matou o torcedor boliviano - Rubens Cavallari/Folhapress
Foguete manual estrela vermelha com paraquedas que matou o torcedor boliviano Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 19h21

O sinalizador que matou o torcedor boliviano no jogo entre Corinthians e San José é o mais potente usado na navegação brasileira para situações de emergência. De acordo com um especialista ouvido pelo UOL Esporte, o chamado foguete manual estrela vermelha com paraquedas atinge a alta velocidade de 300km/h e não há chances de disparo acidental.

Segundo Pedro Miranda, diretor presidente da Índios Pirotecnica, a única fabricante de rojões civis no Brasil, o sinalizador que causou a tragédia na Bolívia pode chegar à velocidade de 80 m/s e alcança uma distância de 350 metros de altura.

Ele é usado para navegações de longa distância longe da zona costeira e pode ser visto de uma distância de até 20 milhas. Por isso, não é um aparato barato e e custa entre R$ 100,00 e R$ 140,00 no Brasil.

“Esse sinalizador atinge 300km/h e 80m/s. É resistente à queda e suporta temperaturas entre 30 graus negativos e 56 ºC. Não pode cair aceso e não pode ter velocidade de queda superior a 8 m/s”.

Pedro Miranda descarta as chances de disparo acidental no estádio. Segundo ele, os mecanismos de segurança impossibilitam esse tipo de risco e nem uma criança é capaz de ativá-lo por ser preciso do uso da força.

“Ele não aciona sozinho. Pode jogar no chão e na parede que ele não aciona sozinho de forma involuntária. Uma criança não consegue acionar porque precisa fazer força. E também não explode nem se você colocar fogo. Ele vai queimar, mas não explodir”.

O especialista explica que o rojão na partida entre Corinthians e San José foi utilizado para fins indevidos e ainda foi manuseado de forma errada. O produto tem que estar na posição vertical ao ser acionado – as imagens da televisão boliviana do estádio mostram o aparato na posição horizontal.

“Tem um acionador mecânico. Você posiciona na posição vertical e segura o aparelho com uma mão. Com a outra, você solta o pino, uma trava de segurança. Ainda tem um outro pino que aciona o motor propulsor que faz subir a essa altura. Com a queima do sinal, há uma composição química que faz surgir a cor vermelha”.