Topo

Libertadores - 2019

Parceira da Conmebol, Fox ignora nota do Corinthians e mantém programação para transmitir jogo

Pacaembu terá portas fechadas para torcedores de Corinthians e Millonarios, nesta quarta - Fernando Donasci/UOL
Pacaembu terá portas fechadas para torcedores de Corinthians e Millonarios, nesta quarta Imagem: Fernando Donasci/UOL

Paulo Passos*

Do UOL, em São Paulo

26/02/2013 17h51

Parceira comercial da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e detentora dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América, a Fox ignorou a nota divulgada pelo Corinthians nesta terça-feira e trabalha normalmente para a transmissão da partida entre o clube paulista e o Millonarios, quarta-feira, às 22h, no Pacaembu.

A Fox não se pronunciou oficialmente, mas o UOL Esporte apurou que a empresa descarta um endosso da Conmebol à vontade corintiana de vetar também a presença da imprensa e das TVs transmissoras na quarta-feira. Para a Fox, essa ação é impossível, já que ela organiza a Libertadores junto com a entidade e, portanto, o torneio também lhe pertence comercialmente.

Concessionárias dos direitos da competição, a TV Globo e o Sportv seguem a Fox e mantêm suas respectivas programações e procedimentos para a transmissão e captação de imagens do jogo.

Mais cedo, a assessoria de imprensa da Rede Globo confirmou a transmissão do jogo e anunciava desconhecer a medida, assim como Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo Esporte, também consultado pela reportagem.

Segundo a administração do estádio do Pacaembu, caminhões de transmissão estão na região do estádio desde segunda-feira, e técnicos das empresas trabalharam no local normalmente nesta terça-feira.

 

Luiz Ademar, presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), disse em sua conta no Twitter que a Conmebol garantiu que a imprensa poderá trabalhar normalmente na partida. Ainda segundo ele, a entidade lamentou que o Corinthians tenha interpretado a punição de forma errada.

À espera da Conmebol

Após ter seu recurso negado pela Conmebol, que lhe determinou jogar a Libertadores com portões fechados como punição pela morte do torcedor boliviano Kevin Espada, o Corinthians informou que “apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao estádio do Pacaembu nesta quarta-feira”.

“As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians“, diz o clube, em nota.

O Corinthians informa que aguarda uma posição da Conmebol sobre os questionamentos feitos nesta terça-feira sobre quem poderá acessar o Pacaembu.

“Não há nada no regulamento da Conmebol que determine quem pode entrar. Diz apenas ‘portas fechadas’. Estamos perguntando para não cometermos nenhuma infração”, afirma o advogado do Corinthians, Luiz Felipe Santoro.

* Colaborou Daniel Tozzi, do UOL, em São Paulo

ALGOZ COM TOLIMA, TÉCNICO DIZ QUE PACAEMBU VAZIO NÃO É VANTAGEM

  • O treinador do Millonarios-COL, Hernan Torres, foi o responsável por comandar o Tolima em 2011 na eliminação do Corinthians na pré-Libertadores. Dois anos depois, Torres volta a encarar o clube brasileiro no torneio, e desta vez em circunstâncias diferentes, sem a presença da torcida no Pacaembu. O fato é ignorado pelo treinador. “A torcida do Corinthians tanto pode pressionar, como ajudar bastante a equipe local. É claro que seria uma vantagem deles, mas nós não nos importamos com isso. Minha equipe está preocupado em jogar seu futebol tendo ou não pessoas no estádio”, avisou o Torres.