Topo

Libertadores - 2019

Após tragédia, governo da Bolívia aprova projeto para proibir sinalizadores nos estádios

Kevin Espada morreu após ser atingido na arquibancada por um sinalizador   - EFE/Jorge Abrego
Kevin Espada morreu após ser atingido na arquibancada por um sinalizador Imagem: EFE/Jorge Abrego

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 09h20

O Ministério do Governo da Bolívia, em reunião com a Liga de Futebol Boliviana, formulou projeto que visa dar mais segurança aos eventos futebolísticos no país. As autoridades locais listaram diversos instrumentos considerados perigosos, entre eles sinalizadores.

Na semana passada, o jovem Kevin Espada, 14 anos, faleceu na arquibancada em Oruro após ser atingido por um artefato atirado por um torcedor do Corinthians, no empate do time paulista contra o San José, 1 a 1, pela Libertadores.

Em entrevista ao site boliviano El Diario, o Ministro do Governo da Bolívia, Carlos Romero, informou que “o projeto está avançando, usando modelos de outros países para conter a violência nos estádios”.

Além de sinalizadores, o governo boliviano quer proibir a entrada de armas brancas, objetos contundentes, bebidas alcoólicas e até mesmo máscaras ou disfarces que possam dificultar a identificação de torcedores.

Na partida que vitimou Kevin Espada, a torcida do San José preparou festa pirotécnica para receber seus jogadores. Já dois torcedores corintianos foram detidos com sinalizadores na mochila.

“Esse projeto nos dará segurança nos estádios, assim como aos atletas e em especial nossos filhos. Temos concordado com tudo que tem sido proposto para melhorar a segurança”, destacou Óscar Maldonado, presidente da Liga de Futebol Boliviana.