Topo

Libertadores - 2019

Briga na partida entre Peñarol e Vélez deixa sete feridos e dois torcedores são presos

Da EFE, em Montevidéu (Uruguai)*

27/02/2013 11h15

Sete feridos, dois torcedores presos e um rastro de destruição no estádio Centenário, em Montevidéu, e nos seus arredores. Este é o saldo da confusão protagonizada entre torcedores do Peñarol e Vélez Sarsfield durante a partida entre as equipe na noite da última terça-feira, pelo Grupo 4 da Libertadores.

A porta-voz da polícia de Montevidéu, María del Carmen Hermida, informou que os torcedores, um do Peñarol e outro do Vélez, foram presos por “desacato e agressão a pessoa judicial”.

“Estavam alcoolizados e produziram certos desmandos como o resto das torcidas, como atirar pedras e cadeiras”, relatou.

Segundo Hermida, o uruguaio prestou contras a Justiça e possivelmente no decorrer da manhã desta quarta será encaminhado para o tribunal, enquanto no caso do argentino, “o juiz ordenou que ele fosse liberado imediatamente” por razões desconhecidas pela polícia.

A briga começou, de acordo com informações da polícia, quando os torcedores do Vélez começaram a lançar pedras e assentos da arquibancada contra os rivais e aos policiais. Fora do estádio Centenários, dois carros policiais tiveram os vidros quebrados.

Dos sete feridos, dois são torcedores do Peñarol que sofreram cortes e lesões, todos sem gravidade. Os outros cinco são policiais, que também se feriram sem gravidade. Hermida ainda não confirmou que um diretor do clube argentino foi agredido, como informou alguns jornais de Montevidéu.

CONMEBOL LIBERA TRANSMISSÃO DE CORINTHIANS X MILLONARIOS NA TV

  • A Conmebol informou nesta quarta-feira que a imprensa terá livre acesso para a partida entre Corinthians x Millonarios, às 22h, nesta quarta, no Pacaembu, pela Libertadores.

    O assessor da entidade, Nestor Benítez, destacou ao UOL Esporte que o clube paulista e a CBF foram notificados da liberação de imagens da partida, vetando somente a presença de torcedores nos jogos do clube de Parque São Jorge na competição. Rede Globo e Fox Sports, detentores dos direitos de transmissão, vão exibir a partida.

    “Já está tudo certo. O Corinthians e a CBF já foram comunicados. O trabalho da imprensa será normal no Pacaembu, sem nenhum impedimento”, destacou Nestor Benítez.

O presidente do Vélez, Miguel Calello, afirmou que a confusão entre com os torcedores do Peñarol ocorreu por falha da polícia uruguaia.

“Há um limite que está sendo ultrapassado. A polícia tem que saber organizar uma operação para estas características. A única coisa que teriam de organizar era a chegada dos ônibus com os torcedores e a saída. O problema foi com a polícia uruguaia”, disse Calello ao jornal Clarín, de Buenos Aires.  

O dirigente ainda lembrou que o clube argentino já havia sofrido alguns incidentes no começo do ano. “Em janeiro já quebraram os vidros do ônibus quando viemos jogar um amistoso e o mesmo aconteceu desta vez”, completou. 

A administração do estádio Centenário contabiliza os danos após a briga e pedirá para que a Associação Uruguaia de Futebol peça para que a Conmebol pague os custas da reforma. 

Em campo, o Vélez venceu o Peñarol por 1 a 0. Os dois times estão na liderança do Grupo 4 da competição com seis pontos cada.

*Atualizado às 13h25 com agências internacionais